Desembargadora-presidente Denise Bonfim participa do 111º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça

Atividades acontecem em Salvador (BA) e reúnem as principais autoridades do Judiciário Nacional para compartilhar experiências e fortalecer agendas de trabalho.

A desembargadora-presidente Denise Bonfim participa em Salvador (BA) do 111º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. Presidentes ou representantes de 22 estados brasileiros estiveram presentes na cerimônia de abertura, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (1º), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, é a anfitriã do evento.

A desembargadora Denise Bonfim tem destacado a relevância de se estabelecer maior aproximação com os presidentes de outros tribunais, para o fortalecimento da Magistratura Acreana, bem como para o aperfeiçoamento dos trabalhos de gestão – catalisada pela troca de informações e agendas administrativas. O juiz de Direito Lois Arruda acompanha todas as atividades, auxiliando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre. A desembargadora Cezarinete Angelim também prestigia as atividades, vez que integra a Diretoria Executiva do Conselho.

“O Conselho existe para reunir experiências e compartilhá-las. Estes encontros tornam o conhecimento mais amplo e aumentam os acertos no que dá mais resultado”, afirmou a presidente em seu discurso, que ainda teve poesias de Carlos Drumond de Andrade e Dorival Caymmi (baiano).

O presidente do Conselho, desembargador Pedro Bittencourt, do Judiciário de Minas Gerais, agradeceu a hospitalidade da presidente do TJBA, ressaltando a contribuição do evento. Ele também se posicionou sobre a crise política brasileira.

“Vivemos uma crise política que interfere na sociedade, atinge a todos nós, mas, por mais desolador que pareça o cenário, não podemos perder a esperança. É preciso agir para não deixar fenecer a esperança. A justiça adequada é aquela que se organiza e se fortalece junto. Sejamos fieis aos nossos ideais e mantenhamos a esperança para superarmos esse momento”, disse ele.

A desembargadora Maria Santiago também comentou a situação política que vive o Brasil e conclamou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a se unirem  para ajudar o cidadão. “Somos poderes independentes, mas irmanados para garantir o Estado Democrático de Direito”, frisou.

Também participaram da cerimônia o governador Rui Costa; o corregedor geral da Justiça, desembargador Osvaldo Bonfim; o presidente do TRE, desembargador José Rotandano; a procuradora Geral de Justiça, Ediene Lousado; o chefe da Defensoria Pública, Clériston Macedo; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juiz Freddy Pitta, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão; e o procurador geral do Estado, Paulo Moreno.

Trabalhos continuam

Os trabalhos continuam nesta sexta-feira (2), sendo que os desembargadores já fizeram reuniões de trabalho no Hotel Convento do Carmo, no Centro Histórico. A primeira palestra do dia ficou a cargo do o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcus do Valle, que discorreu sobre Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias.

Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA, Leandro Rodrigues, falou acerca do projeto “Plano Innovare”.

Ainda pela manhã, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Allemand, falou sobre Mediação Digital no CNJ.

No turno da tarde, os presidentes dos tribunais estaduais voltam a se reunir para discutir assuntos internos.

Sábado

No sábado, a partir das 11 horas, está prevista a inauguração da Universidade Coorporativa (Unicorp) –, ocasião em que a presidente do TBJA recepcionará os colegas dos outros estados já na nova sede da Instituição – , localizada no bairro do Monte Serrat.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.