Tribunal de Justiça do Acre participa da 15ª Semana Nacional de Museus

Evento foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (15) no Palácio da Justiça, para promover cultura e maior aproximação da Instituição com a sociedade.

O Tribunal de Justiça do Acre participa oficialmente da 15ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio em todo Brasil. Com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a temporada movimenta pelo menos 450 cidades, com palestras, exposições, mesas-redondas, visitas mediadas, filmes, shows e uma série de atividades especiais.

O evento foi aberto no âmbito estadual pela desembargadora-presidente Denise Bonfim, tendo as presenças da desembargadora Waldirene Cordeiro, corregedora geral da Justiça; do juiz de Direito Lois Arruda, auxiliar da Presidência; do presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Luís Camolez; e da juíza de Direito Luana Campos, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), de Rio Branco – além de diretores, gerentes, assessores e servidores da Instituição.

“Esta gestão tem incentivado uma maior extensão dos bens culturais às unidades administrativas e judiciais, a fim de que os profissionais da Justiça possam estar em sintonia com as manifestações artísticas as mais diversas. Por isso, o Palácio tem adotado uma nova dinâmica, caracterizada pela abertura a atividades como literatura, pintura, poesia, cinema; e parcerias com outras instituições, como a Ufac”, assinalou a presidente.

Ao agradecer a todos pela presença, e lembrar a abrangência nacional da Semana de Museus, a desembargadora apontou outro objetivo que pode ser alcançado com a iniciativa. “A possibilidade de se mostrar à sociedade um lado mais sensível da Justiça, catalisado pelo despertar da cultura, e de maior aproximação com os cidadãos”, revelou.

A juíza de Direito Luana agradeceu à Presidência do TJAC por ter incluído atividades desenvolvidas pela VEP. No caso, a exposição de produtos de artesanato confeccionados pelas reeducandas do sistema prisional de Rio Branco.

“É uma oportunidade única estar aqui, poder mostrar o meu trabalho. Então o Tribunal está de parabéns por essa ideia. As peças ajudam no meu sustento, e de minha família, e me dão esperança de dias melhores”, declarou a reeducanda Janine Bismack.

Após a abertura da programação, as autoridades conheceram os trabalhos de artesanato, e posaram para o registro oficial que marcou a data.

O que é

A Semana Nacional de Museus é uma realização anual do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que convoca as instituições museológicas e centros culturais a promoverem atividades em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com uma programação em torno de um mesmo tema.

A iniciativa de alcance e relevância cultural faz parte das diretrizes da atual gestão, que tem incentivado atividades diversas nessa área, especialmente com o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Informação Institucional (Diins), por meio da Gerência de Acervos (Geace).

A programação completa você confere aqui.

Nesse sentido, o ambiente do Palácio da Justiça, e de outras unidades administrativas, se torna mais acolhedor, com projeção às manifestações artísticas, e de maior harmonia com o público.

Também é uma possibilidade de se mostrar à sociedade um lado mais sensível da Justiça, catalisado pelo despertar da cultura, e aproximação com os cidadãos.

Programação Palácio da Justiça

15/05/2017 a 17/05/2017 – 10h às 15h

Mostra – artesanato produzido pelas reeducandas do sistema prisional de Rio Branco, oportunizando à sociedade riobranquense a conhecer e adquirir os produtos fabricados dentro da penitenciária.

15/05/2017 a 19/05/2017 – 16h às 18h

Exibição de filme – Filmes acreanos e de convidados estrangeiros que possam contribuir para o engrandecimento da cultura local. Após a exibição, os diretores dos filmes explanarão sobre o que foi exibido.

18/05/2017 a 19/05/2017 – 9h às 17h

Visita mediada – Visita às exposições permanentes de alunos das escolas públicas e privadas que ficam no entorno do Palácio da Justiça.

18/05/2017 – 17h às 18h

Performance – Roda de capoeira com os mestres locais.

18/05/2017 a 19/05/2017 – 15h às 18h

Sarau – poesias com alunos e a academia acreana de letras, dando ênfase à poesia criativa originada nas escolas da periferia de Rio Branco.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.