TJAC promove a abertura da Semana Nacional dos Museus na segunda-feira (15)

Iniciativa visa mostrar à sociedade um lado mais sensível da Justiça, o despertar da cultura, e maior aproximação com os cidadãos.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Denise Bonfim, conduzirá a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece no Palácio da Justiça, a partir das 10 horas da próxima segunda-feira (12).

A iniciativa de alcance e relevância cultural faz parte das diretrizes da atual gestão, que tem incentivado atividades diversas nessa área, especialmente com o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Informação Institucional (Diins), por meio da Gerência de Acervos (Geace).

A 15ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 15 e 21 de maio, sendo uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), uma autarquia federal, em comemoração ao Dia Internacional de Museus – comemorado em 18 de maio. Nesta edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, etc.

A programação completa você confere aqui.

Nesse sentido, o ambiente do Palácio da Justiça, e de outras unidades administrativas, se torna mais acolhedor, com projeção às manifestações artísticas, e de maior harmonia com o público.

Também é uma possibilidade de se mostrar à sociedade um lado mais sensível da Justiça, catalisado pelo despertar da cultura, e aproximação com os cidadãos.

Programação Palácio da Justiça

15/05/2017 a 17/05/2017 – 10h às 15h

Mostra – artesanato produzido pelas reeducandas do sistema prisional de Rio Branco, oportunizando à sociedade riobranquense a conhecer e adquirir os produtos fabricados dentro da penitenciária.

15/05/2017 a 19/05/2017 – 16h às 18h

Exibição de filme – Filmes acreanos e de convidados estrangeiros que possam contribuir para o engrandecimento da cultura local. Após a exibição, os diretores dos filmes explanarão sobre o que foi exibido.

18/05/2017 a 19/05/2017 – 9h às 17h

Visita mediada – Visita às exposições permanentes de alunos das escolas públicas e privadas que ficam no entorno do Palácio da Justiça.

18/05/2017 – 17h às 18h

Performance – Roda de capoeira com os mestres locais.

18/05/2017 a 19/05/2017 – 15h às 18h

Sarau – poesias com alunos e a academia acreana de letras, dando ênfase à poesia criativa originada nas escolas da periferia de Rio Branco.

O que são Museus?

De acordo com o Ibram, museus são espaços de estudo, pesquisa, educação, contemplação, lazer, diálogos e também de construção de histórias e narrativas museográficas. Ao articular memórias, essas instituições produzem narrativas históricas e discursos expográficos, que são a prática do projeto da exposição dentro de uma instituição museológica. Ou seja, o ato de colocar em exposição de tudo aquilo que diz respeito à ambientação em que se articulam variadas linguagens, e são apropriados pelo público de diferentes formas.

Nesse sentido, ainda conforme o Ibram, narrar o passado é reinventá-lo, é colocá-lo sob o filtro interpretativo de seu narrador, seja ele um livro, um jornal, uma pessoa, uma exposição, uma instituição.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.