Presidência do TJAC celebra parcerias com prefeituras do Vale do Juruá

Objetivo é ampliar o acesso dos cidadãos à Justiça, e oferecer uma prestação jurisdicional mais eficiente aos municípios mais distantes no Estado.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre firmou parcerias com as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, no afã de ampliar o acesso dos cidadãos ao Judiciário, bem como aperfeiçoar a prestação jurisdicional oferecida àqueles que estão mais distantes no Estado.

A desembargadora-presidente Denise Bonfim reuniu-se com os chefes do Executivo Municipal, a saber, Ilderlei Cordeiro, Sebastião Correia, e Isaac Piyãko, respetivamente. Ela esteve acompanhada do juiz-auxiliar Lois Arruda, dos magistrados locais Hugo Torquato, diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, José Wagner, Erik Farhat e Marcos Rafael, na demonstração da harmonia e integração.

O evento que aconteceu no Centro Cultural do Juruá – edificação mais antiga do Acre – também foi prestigiado pela imprensa local.

“Agradeço aos senhores pela presença e, principalmente, por estas parcerias que estão sendo renovadas e ampliadas nesta data. Temos de fortalecer as relações institucionais, e estabelecer a a cooperação e o esforço conjunto voltados ao trabalho. O objetivo é encontrar caminhos para facilitar a vida das pessoas que nos procuram e melhorar os nossos serviços”, assinalou a presidente do TJAC.

“Sem dúvida alguma, Vossa Excelência começou a gestão da melhor forma possível, atendendo as demandas desde questões simples até as mais complexas, e procurando otimizar o trabalho”, frisou o juiz de Direito Hugo Torquato.

O local escolhido para a solenidade é histórico, vez que foi a primeira sede do Departamento do Alto Juruá e do Tribunal de Apelação do Alto Juruá.

“Vamos dar continuidade às parcerias, e construir outras que beneficiem a população. O Poder Judiciário é fundamental para consolidação do nosso município”‘, declarou Ilderlei Cordeiro, que demonstrou interesse no pedido da presidente do TJAC para revitalizar o espaço.

Os termos de cooperação assinados versam sobre “a conjugação de esforços na cessão de barco, juntamente com barqueiro, para auxiliar a população ribeirinha”. Com o acordo, as instituições fazem uma colaboração e cumprem o seu papel social e constitucional, de levar a todos os cidadãos o direito à cidadania.

As parcerias permitem a agilidade no cumprimento de intimações e mandados diversos. Além desse objeto, alguns termos preveem que os Entes Públicos realizem trabalhos de manutenção nos entornos das unidades judiciárias, como trabalhos de campina e melhoria dos acessos.

“Se é para o bem do nosso povo, não posso deixar de dar a contribuição possível. Ainda mais agora com o novo Fórum de Rodrigues Alves, aumenta a importância da nossa cidade”, disse Sebastião Correia.

Já Isaac Piyãko assinalou que a iniciativa alcança aqueles que têm mais necessidade, e dificuldade em acessarem os serviços oferecidos pelo Judiciário. “A nossa população ribeirinha agradece”, concluiu.

Os termos foram assinados nessa quinta-feira (28), com exceção de Mâncio Lima, que celebrou o acordo na quarta-feira (27), com a presença do prefeito Isaac Lima, e da vice-prefeita Angela Valente.

Após as assinaturas, as autoridades foram convidadas para uma foto oficial que demarcou a relevante data de reafirmação da cooperação institucional.

Em seguida, a desembargadora Denise Bonfim recebeu a imprensa para falar sobre o trabalho realizado pela Presidência no Juruá.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.