Tribunal de Justiça do Acre entrega novas instalações do Fórum de Rodrigues Alves

Com nova e ampla estrutura, cidadãos do município poderão ter seus direitos assistidos de forma mais ampla e eficiente.

A comunidade de Rodrigues Alves que já havia ganhado com a instalação da Comarca pela atual gestão, em setembro de 2015, passa a ter os seus direitos ampliados com a entrega das novas instalações do Fórum Waldenor Jardim Alves Ferreira.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_23

A solenidade de entrega foi conduzida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, com as presenças das principais instituições representativas do Estado. Estiveram presentes a juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina; o juiz de Direito Hugo Torquato, diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro de Sul, e os juízes locais José Wagner, Adamarcia Machado, Erik Farhat, Evelin Bueno e Marcos Rafael.

Também compareceram a procuradora de Justiça Kátia Rejane, representante do Ministério Público Estadual (e promotores de Justiça); o presidente da OAB-Seccional Cruzeiro do Sul, João Tota Filho; o prefeito municipal Sebastião Correia; o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Assem Cameli; e a senhora Evana Onofre, filha de Waldenor (homenageado com o nome do Fórum).

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_19

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, foram hasteados os pavilhões Estadual e Municipal, executado pela Banda do 61º BIS, sob a regência do maestro sub-tenente Delomo.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_10

Em seguida, a presidente do TJAC junto com as demais autoridades procederam com o desenlace da fita inaugural das novas instalações do Fórum local.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_8

“Esta data é histórica para o município de Rodrigues Alves, pois o Tribunal de Justiça que aqui já havia chegado, amplia o acesso dos cidadãos à Justiça. Assim, não se trata apenas de uma obra de reforma e ampliação, mas sim da entrega à comunidade local de um novo tempo, de uma nova história, e um novo horizonte”, assinalou a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim.

Ela também falou sobre a escolha do nome do novo Fórum, destacando a sua importância. “É a primeira vez que um Fórum do Tribunal recebe o nome de um servidor da Justiça, o que é muito relevante, pois a Instituição está estendendo a homenagem a todos os seus servidores. Nesse caso, o senhor Waldenor (com quem trabalhei), que era conhecido com seu Nôca, prestou relevantes serviços nesta terra, razão pela qual tem essa homenagem justa e merecida”, explicou.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_21

“Sou testemunha do empenho da atual gestão do Tribunal em aumentar o acesso das pessoas à Justiça, e oferecer melhores condições de trabalho para magistrados e servidores. Aqui em Rodrigues Alves isso vem acontecendo desde a instalação desta Comarca, e, agora, com esta moderna e ampla unidade, feita com tanto cuidado e atenção”, declarou o juiz de Direito Marcos Rafael, que responde pelo Fórum.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_6

O prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correira, agradeceu ao Tribunal pelo investimento no município, e disse que quem “ganha mesmo é a população”, que não precisa mais se deslocar a outros municípios para buscar os seus direitos.

Sebastião já realizou parceria com o Judiciário, cedendo quatro servidores do quadro da Prefeitura para trabalhar na unidade judiciária.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_2

Já a procuradora de Justiça, Kátia Rejane, lembrou que a presidente do TJAC é “uma mulher aguerrida, inovadora e de visão de futuro”, e que deixa “um legado em sua Administração”.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_5

O fórum tem modernas instalações, e ampla estrutura, aonde os cidadãos poderão acorrer para ter assistidos os seus direitos, é uma verdadeira emancipação da cidadania, vez que as pessoas poderão ser melhor atendidas e acolhidas.

Após os pronunciamentos, as autoridades fizeram o descerramento da placa alusiva à entrega das novas instalações do Fórum; bem como da placa de homenagem a Waldenor Jardim Alves Ferreira (Seu Nôca).

Bastante emocionada, Evana Onofre frisou que “o pai ficaria muito orgulhoso não só pelo reconhecimento público, mas também pela obra”, oficialmente entregue.

 Juízes elogiam nova estrutura

Ao percorrem as instalações, acompanhados da desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, os magistrados foram só elogios à reforma e ampliação.

“Na verdade, isto não é uma reforma, mas sim um Fórum de fato novo”, confirmou o juiz Marcos Rafael.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_33

“Dá até vontade de retroceder na carreira da Magistratura, só pra poder trabalhar aqui”, resumiu com orgulho a juíza Evelin Bueno.

O espaço além de amplo (pelo menos três maior do que o original, onde funcionava o Centro Integrado de Cidadania – CIC), é mais moderno e funcional, com ambientes mais arejados, móveis novos, banheiros com acessibilidade,

“Estou maravilhado, quanta diferença em relação ao que era antes”, concluiu o juiz José Wágner.

 Magistrados homenageiam presidente

Os magistrados locais aproveitaram a ocasião para homenagear a presidente com a entrega de uma pequena lembrança, mas de grande reconhecimento pelo seu trabalho nestes últimos dois anos.

instalacao_forum_rodrigues_alves_tjac_28

“Desembargadora Cezarinete Angelim, este presente não expressa o nosso sentimento de gratidão pelo carinho e atenção que a senhora nos dispensou nesta gestão, por tudo o que fez por nós, e pelo Juruá. Receba nosso muito obrigado”, afirmou o juiz de Direito Hugo Torquato.

Bastante emocionada, a presidente do Tribunal de Justiça Acreano disse ter a sensação de dever cumprido e de ter feito o seu papel com o máximo de dedicação e empenho.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.