TJAC obtém inédita Certificação Selo Verde e Prêmio Socioambiental Chico Mendes

O Selo Verde é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e instituições que estão de acordo com as boas práticas de conduta socioambiental responsável.

A relevância da conquista histórica obtida pelo Tribunal de Justiça do Acre nesta semana já pode ser percebida no presente, mas no futuro os seus frutos serão ainda melhor evidenciados. A Instituição recebeu a certificação Selo Verde Chico Mendes na categoria Gestão Socioambiental Responsável. Trata-se do primeiro Tribunal do País a obter esse reconhecimento, em virtude de sua comprovada “luta em preservar o meio ambiente e preservar o Planeta Terra”.

bosque_florido_tjac_20

Desde o início, a atual gestão tem combinado jurisdição com sustentabilidade ambiental e economia de recursos públicos, destacando-se local e nacionalmente.

“Representa um pacto com a vida, com o futuro, e surge de uma convicção que foi disseminada pela gestão e assimilada espontaneamente por todos. Sinto-me honradíssima, premiada por Deus, de poder trazer para o meu Tribunal este Selo Verde. Importantíssimo porque reflete a elevação do Tribunal junto à sociedade”, assinalou a desembargadora Cezarinete Angelim.

Gestão Socioambiental Responsável

A presidente do TJAC também destacou que a Instituição está no caminho certo, e que o reconhecimento atesta “o compromisso com a adoção de práticas voltadas ao cuidado com o meio ambiente e preservação do planeta”.

“Gostaria de compartilhá-la com todos os desembargadores, magistrados e servidores, pois é uma vitória de todos, que credencia o Poder Judiciário, e o nosso trabalho em matéria ecológica e de responsabilidade socioambiental”, frisou ela.

O Tribunal de Justiça Acreano tem trabalhado neste Biênio 2015-2017 para garantir a eficiência administrativa e a otimização de recursos, bem como a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Judiciário Estadual.

bosque_florido_tjac_11

“Agradecemos e salientamos que sua participação é muito importante e que juntos faremos a diferença. Com esta iniciativa não salvaremos o mundo agora, mas daremos o primeiro passo. Parabenizamos ao Tribunal de Justiça do Estado do Acre e toda sua equipe por esta grande conquista”, diz o texto oficial enviado pela organização Instituto Chico Mendes.

“Nossa causa é uma luta determinada, constante e essencialmente não violenta em nome da vida”, completa o documento.

Dessa forma, além dar o exemplo aos demais gestores públicos, conclamando-os à adoção de políticas amigáveis ao meio ambiente, a atual Administração do TJAC antecipou-se às metas previstas através da Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação de unidades ou núcleos socioambientais nos tribunais do País com o objetivo de gerenciar de forma eficiente – e com o menor impacto possível ao meio ambiente –, materiais e recursos utilizados nas atividades do Poder Judiciário.

As ações do TJAC

As ações estão inseridas no Programa Natureza Viva, cujo objetivo é despertar a consciência individual e coletiva em atitudes voltadas ao cuidado com o meio ambiente e à preservação do planeta. As intervenções incluem desde a adoção de práticas ecológicas, campanhas de sensibilização, a reutilização de águas pluviais, até mesmo a criação de um Santuário Ecológico do Poder Judiciário do Acre, em Área de Preservação Permanente (APP), que pertence ao Tribunal.

bosque_florido_tjac_4

Também a economia e a gestão eficiente de insumos, materiais e recursos, foram convertidas em metas prioritárias da atual gestão, que buscou minimizar os impactos ambientais decorrentes das atividades administrativas e jurisdicionais realizadas.

Já para minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte anual de mais de duas toneladas de copos descartáveis (utilizados diariamente por visitantes, usuários dos serviços da Justiça, magistrados, servidores e colaboradores) a atual gestão do TJAC criou a campanha institucional “Adote Uma Caneca”, através da qual os serventuários podem adquirir copos personalizados em material resistente e de alta qualidade. Além da adoção de uma atitude proativa em defesa do meio ambiente, os servidores também têm nas artes e cores escolhidas – todas alegres e convidativas – outro incentivo para abandonar de vez os austeros copos descartáveis.

foto_caneca_tjac

Outras ações de atenção e cuidados com o meio ambiente e a preservação do planeta também foram contempladas pela atual gestão do TJAC. Uma delas foi a implantação de espaços verdes nas principais comarcas do Estado – os chamados “Bosques Floridos”, destinados ao plantio de mudas de espécies como o ipê amarelo (Handroanthus albus) e o jacarandá mimoso (Jacaranda mimosaefolia).

Já o consumo consciente de recursos como água, energia elétrica e materiais descartáveis tem sido incentivado através da adoção de lembretes aos servidores alertando quanto à necessidade de se manter uma lâmpada acesa ou determinado equipamento em funcionamento, por exemplo.

A terceirização do serviço de gerenciamento da frota de veículos do TJAC também se mostrou uma medida bem sucedida para controlar a quantidade de combustíveis consumidos nos deslocamentos relacionados à consecução das atividades judiciárias, como diligências, cumprimento de mandados, entrega e transporte de materiais, apoio logístico etc.

carros_novos_tjac_ago14_07

Outra prática ecológica adotada pela atual gestão do TJAC foi a de reutilização da água da chuva por meio de projeto piloto executado no Restaurante do Servidor. A medida espelha-se em experiências semelhantes levadas a cabo por outros tribunais do País, bem como nas tendências atuais da arquitetura moderna.

O Selo Verde

O Prêmio Chico Mendes tem como missão é revelar ao País, através de um evento de grande porte, exemplos de solução conflitos entre desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental. Este evento de grande repercussão já é considerado o maior evento socioambiental brasileiro e marca definitivamente a agenda socioambiental brasileira.

Somente as empresas certificadas com o Selo Verde através do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (Procert), poderão receber o Prêmio Chico Mendes.

O Selo Verde é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas que estão de acordo com as boas práticas de conduta socioambiental responsável, mostrando através dessa certificação os resultados obtidos, criando assim um elo de confiança entre empresa e consumidor.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.