Qualidade de Vida: Ações promovem a saúde e o bem-estar do corpo funcional

Melhoria do nível de qualidade de vida, maior acolhimento e práticas mais humanizadas são metas colocadas em prática pela atual gestão.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre implantou no âmbito do Judiciário Estadual o Programa Qualidade de Vida, através do qual do são realizadas diversas ações que priorizam o bem-estar e a saúde do corpo funcional. Em um ano e oito meses de administração, os indicadores apresentados demonstram a importância da iniciativa, fruto da filosofia implantada pela desembargadora Cezarinete Angelim, tendo como uma das prioridades o aspecto ético da alteridade, do olhar o outro em sua integralidade.

Centro Médico e Espaço Saúde, com atendimentos ambulatoriais, odontológico, psicológico, além de enfermagem, fisioterapia, ginástica laboral são alguns dos serviços ofertados pelo Programa. Só em 2015, quando foi implantado, foram registrados 873 atendimentos no Espaço Saúde. Até setembro de 2016, 1.268 serventuários já haviam sido beneficiados com os serviços ofertados. Já no Centro Médico, uma média de 10 mil atendimentos foram registrados até agora na Capital, e 235 só esse ano, na Comarca de Cruzeiro do Sul.

Assim, oferecendo espaços e profissionais capacitados para cuidar da saúde e bem-estar dos magistrados e servidores, o TJAC visa proporcionar condições mais dignas de trabalho, bem como tratamento mais respeitoso e de integralidade da atenção. A melhoria do nível de qualidade de vida, de maior acolhimento e de práticas mais humanizadas são metas permanentemente buscadas pela gestão.

Uma infinidade de outras ações estão sendo desenvolvidas pela atual gestão no intuito de deixar o servidor ainda mais saudável e feliz, dentre os projetos já em execução, destaca-se: Coral, Dança, Teatro, Oficina de Cor, Leis Alimentares, Ginastica Laboral, Feira Orgânica, Feira de Artesanato.

As ações no campo social não se esgotam por ai. Em breve será inaugurada a Academia do Servidor, destinada a melhoria na qualidade de vida daqueles que fazem o Judiciário Acreano. Não menos importante é o início das obras da Creche do Servidor, projeto já em execução, que trará mais tranquilidade aos servidores que poderão trabalhar na certeza de que os filhos estão seguros e bem cuidados.

Campanhas

  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Outubro Rosa
  • Dia do Servidor
  • Novembro Azul
  • Maratonas
  • Arraial
  • Campanhas de vacina

 2º Edição do Arraial TJAC

Foram realizadas diversas atividades de lazer para magistrados e servidores, entre eles: a barraca de comidas típicas, sucos, doces, teve também a barraca da Qualidade de Vida com aferição de pressão, massagem, distribuição de folders com incentivos a saúde. Além de sorteios e brindes. O evento contou com participação maciça de servidores e magistrados, que demonstraram sua alegria com a apresentação de uma animada quadrilha.

arraial-do-tjac-jun16-105

Dia das Mães

As atividades aconteceram em diversas unidades durante cinco dias seguidos: Sede Administrativa do TJAC, Fórum Criminal, Fórum Barão do Rio Branco, Fórum da Avenida Ceará, Juizados Especiais, Varas da Infância e da Juventude. Foram oferecidas as seguintes ações: aferição de pressão, vacinação, teste rápido de glicemia, massagem, orientação e agendamento de exames preventivos colo do útero/câncer de mama, exposição de artesanatos e produtos de beleza e nutrição. Carinho, acolhimento igual abraço de mãe, era o clima de toda a equipe que esteve nos locais, levando as ações do programa Qualidade de Vida, implementado pela atual gestão do Tribunal.

Dia dos Pais

As atividades aconteceram em diversas unidades durante cinco dias seguidos: Sede Administrativa do TJAC, Fórum Criminal, Fórum Barão do Rio Branco, Fórum da Avenida Ceará, Juizados Especiais, Varas da Infância e da Juventude. Foram oferecidas as seguintes ações: aferição de pressão, teste rápido de glicemia, massagem, orientação, corte de cabelo, palestra com a psicóloga/assistente social e dentista.

Atendimentos em Saúde

Os serviços regulares em saúde, marca registrada do programa Qualidade de Vida, dada sua importância, são realizados normalmente no Centro Médico do Tribunal de Justiça do Acre, bem como nos Espaços Saúde da Sede Administrativa e da Cidade da Justiça da Capital.

Dança e Teatro

Cursos de “Dança e Teatro” estão sendo ofertados coma finalidade de incentivar os servidores à adoção de práticas de lazer e atividades culturais em seu tempo livre. A principal intenção da atual gestão é induzir nos serventuários atitudes pessoais positivas, levando-se em conta estudos que demonstram que pessoas felizes adoecem menos – portanto, faltam menos ao trabalho – e são mais produtivas. A exemplo do Projeto Leis Alimentares, os cursos de “Dança e Teatro” também contará com a parceria da Ufac, que cederá profissionais da área das artes cênicas para atuarem como facilitadores das atividades.

Ginástica Laboral

Sucesso de público, o programa de Ginástica Laboral da Gevid também irá continuar. A iniciativa, que busca atuar de maneira preventiva e promover a saúde do trabalhador no seu próprio ambiente profissional, tem sido, de forma geral, muito bem recebida pelos serventuários da Justiça Acreana, que têm participado de forma ativa das atividades. As aulas, que são abertas a todos os servidores, acontecem todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 8h30min, na sede Administrativa do TJAC.

Leis Alimentares

Parceria com a Ufac visa promover práticas de educação alimentícia e nutricional, avaliação física e anamnese dos profissionais da Justiça Estadual. A principal intenção da atual gestão ao investir em atividades físicas e culturais é induzir nos serventuários atitudes pessoais positivas, levando em conta estudos que demonstram que pessoas felizes adoecem menos, faltam menos ao trabalho e são mais produtivas em seus ofícios. Através da parceria firmada com o TJAC, a Ufac cederá profissionais da área das artes cênicas que irão atuar como facilitadores nas atividades, fortalecendo, assim, ainda mais, a aproximação entre a Justiça Estadual e a IFES.

Oficina de Cor

Em mais uma iniciativa voltada à qualidade de vida e ao bem-estar de magistrados e servidores, a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre vai promover o curso ‘Oficina da Cor’. O objetivo é harmonizar as pessoas em suas relações no trabalho e despertar a criatividade latente que é inata em todo ser humano.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.