Semana dos Pais: TJAC realiza programação especial voltada à saúde e ao bem estar de magistrados e servidores

Ações fazem parte das diretrizes da atual gestão voltadas à humanização e alteridade, e incluem atendimentos voltados à saúde e ao bem-estar.

O Tribunal de Justiça do Acre, através do Programa Qualidade de Vida, deu início nesta segunda-feira (15) a uma série de atendimentos voltados à saúde e ao bem-estar de seus magistrados e servidores em alusão às comemorações da Semana dos Pais.

As ações, que estão inseridas no contexto de alteridade (o ato de se colocar no lugar do próximo) que marca a atual gestão, celebram a homenagem da Justiça Estadual aos pais que ajudam a construir uma Justiça mais célere e eficiente a cada dia, em prol de toda a sociedade.

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim tem colocado em prática todas as diretrizes de sua Administração à frente do Tribunal, incluindo a humanização, que se reflete na atenção, respeito e cuidado dos profissionais que atuam na Justiça Estadual.

dia_dos_pais_2016_tjac_1

Nesse caso, as palavras de ordem, segundo a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), são a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças masculinas e agravos de saúde.

Os primeiros beneficiados foram os servidores lotados no edifício sede do TJAC, que tiveram à sua disposição durante toda a manhã serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e diabetes e massagem antiestresse, dentre outros. Também foram realizadas uma roda de conversa com o tema “Saúde Bucal” e uma dinâmica “reflexiva e motivacional”, atividades que tiveram como facilitadores o dentista e a psicóloga do Centro Médico Dr. Artur Chalub Leite, Samoel Alvin e Josinéia Costa, respectivamente. Já os atendimentos fisioterápicos foram coordenados pelo fisioterapeuta do Centro Médico, Uriel Borges.

O servidor Libni Barbosa (34), que participou da dinâmica realizada pela psicóloga do Centro Médico, elogiou a iniciativa e destacou a importância da conscientização dos pais quanto à importância de seus papéis na criação dos filhos.

“O pai pode ser um herói para o filho dele, dependendo do tipo de pai que ele é. Um pai ausente, que dá pouca atenção, com certeza os filhos terão muitas dificuldades para assimilar várias coisas no decorrer da vida. (Com) isso eles podem acabar buscando externamente influências negativas. Ao contrário, o pai presente, que acompanha os estudos, que quer saber das amizades dos filhos, é muito importante. São todos modelos de comportamento”, ponderou o serventuário, que é pai dos pequenos Artur (1) e João Vitor (12). 

Hepatite Zero

Outro importante serviço disponibilizado aos pais que trabalham na Justiça Estadual é a realização de testes para detecção precoce do vírus da hepatite “C”, doença silenciosa que atinge milhares de pessoas e que, sem tratamento, pode evoluir aos estágios de cirrose crônica e câncer de fígado.

Os testes foram disponibilizados por meio de uma parceria com o Rotary Clube Rio Branco, entidade sem fins lucrativos responsável pela execução da campanha “Hepatite Zero” na Capital acreana.

dia_dos_pais_2016_tjac_9

Outras unidades serão contempladas

Todos os serviços serão disponibilizados também nos Fóruns Criminal “Lourival Marques de Oliveira” (na terça-feira, 16), e Cível Barão do Rio Branco (na quarta-feira, 16), e Avenida Ceará (na sexta-feira, 19). Os servidores lotados na sede provisória dos Juizados Cíveis (antigo Colégio Dom Pedro), por sua vez, serão atendidos na quinta-feira (18).

Coral Mirim e Desfile “Tal Pai, Tal Filho”

A programação se encerrará na sexta-feira (19) com as apresentações, no prédio sede do TJAC, do Coral Mirim “Amor Não Vai Faltar”, formado por filhos de servidores do TJAC, bem como do próprio Coral do Judiciário (permanente), que executará um set de canções de Roberto Carlos em homenagem aos pais servidores da Justiça Estadual.

Além disso, será realizado ainda o desfile “Tai Pai, Tal Filho”, atividade que busca celebrar os laços familiares entre os serventuários e seus filhos e que busca destacar a importância da responsabilidade e do exemplo dos pais na criação de seus filhos.

Um coffe break oferecido aos magistrados e serventuários do TJAC deverá marcar o  encerramento oficial do cronograma de atividades.

Sobre o Programa Qualidade de Vida

dia_dos_pais_2016_tjac_8O Programa Qualidade de Vida, no qual estão inseridas as ações que tiveram início nesta segunda-feira, foi criado pela atual gestão do TJAC em abril de 2015.

O principal objetivo do programa é desenvolver atividades, ações e atendimentos que priorizem o bem-estar e a saúde dos magistrados e servidores. A iniciativa, inovadora no âmbito do Poder Judiciário Acreano, é fruto da filosofia implantada pela desembargadora Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, que tem como uma das prioridades o aspecto ético da alteridade, do olhar o outro em sua integralidade, da solidariedade e da justiça fraterna.

Centro Médico e Espaço Saúde, com atendimentos médico, odontológico, psicológico, além de enfermagem, fisioterapia, ginástica laboral são alguns dos serviços ofertados pelo Programa. Assim, oferecendo espaços e profissionais capacitados para cuidar da saúde e bem-estar dos magistrados e servidores, o TJAC visa proporcionar condições mais dignas de trabalho, bem como tratamento mais respeitoso e de integralidade da atenção. A melhoria do nível de qualidade de vida, de maior acolhimento e de práticas mais humanizadas são metas permanentemente buscadas pela gestão.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.