Programa Qualidade de Vida: ações promovem a saúde e o bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Acreano

Iniciativa é fruto da filosofia implantada pela desembargadora-presidente do TJAC para o Biênio 2015/2017, voltada ao aspecto ético da alteridade.

Ter qualidade de vida é crucial para todos os seres humanos. Cuidando da saúde e do bem-estar, as pessoas além de beneficiarem a si próprias podem melhorar o rendimento nas atividades que desempenham. Seguindo esse raciocínio, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre implantou o Programa Qualidade de Vida, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes).

O programa, desde seu lançamento, em abril de 2015, desenvolve diversas atividades, ações e atendimentos que priorizam o bem-estar e a saúde dos magistrados e servidores. Essa iniciativa, inovadora no âmbito do Poder Judiciário Acreano, é fruto da filosofia implantada pela desembargadora Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, que tem como uma das prioridades o aspecto ético da alteridade, do olhar o outro em sua integralidade, da solidariedade e da justiça fraterna.

lancamento_programa_qualidade_de_vida_tjac_2

Centro Médico e Espaço Saúde, com atendimentos médico, odontológico, psicológico, além de enfermagem, fisioterapia, ginástica laboral são alguns dos serviços ofertados pelo Programa. Assim, oferecendo espaços e profissionais capacitados para cuidar da saúde e bem-estar dos magistrados e servidores, o TJAC visa proporcionar condições mais dignas de trabalho, bem como tratamento mais respeitoso e de integralidade da atenção. A melhoria do nível de qualidade de vida, de maior acolhimento e de práticas mais humanizadas são metas permanentemente buscadas pela gestão.

Boas ações

Em menos de um ano de implantação, o programa Qualidade de Vida já realizou diversas ações e atendimentos no Centro Médico, localizado na Rua Marechal Deodoro, n°811, no Centro de Rio Branco, e no Espaço Saúde em funcionamento na Sede Administrativa do TJAC e na Cidade da Justiça em Cruzeiro do Sul.

qualidade_de_vida_cruzeiro_tjac_4

Dentre as ações, destacam-se a ginástica laboral, executada em diversos setores da Sede Administrativa do TJAC e nas demais unidades judiciárias da Comarca da Capital, bem como os serviços ofertados em atividades comemorativas como durante as semanas alusivas ao Dia dos Pais e ao servidor público, quando, nesta última, foi realizada a 1ª Corrida Pela Vida. Não menos importante foi o Arraial do Tribunal de Justiça, realizado em julho do ano passado, na Sede Administrativa do TJAC.

corrida_pela_vida_2015_tjac_7

Ações de promoção à saúde e prevenção foram realizadas durante o Outubro Rosa e Novembro Azul. Já durante a 2ª edição da Campanha “Justiça Pela Paz em Casa” foram oferecidos, no Fórum Criminal Desembargador Lourival Marques Oliveira, aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia e massagens antiestresse.

 Serviços disponíveis

O anseio da equipe que trabalha no Programa Qualidade de Vida é que magistrados e servidores do Poder Judiciário do Acre usufruam de todos os serviços disponibilizados.

lancamento_programa_qualidade_de_vida_tjac_6

No Centro Médico Arthur Chalub Leite, os serviços oferecidos são os seguintes:

– Odontologia, com o cirurgião dentista Samuel Alvim de Souza: restaurações em resina ou amálgama; curativos de demora; exodontia ou extração; consultas; encaminhamentos; tartarectomia; limpeza; aplicação tópica de flúor; orientação sobre a correta escovação. Atendimento no turno da manhã;

– Enfermagem, com a enfermeira Ana Maria Barbosa: vacinação; prevenção do Câncer de colo Uterino; Exame das Mamas; encaminhamento para mamografias das mulheres com mais de 40 anos; realização de testes virais; aferição de pressão arterial e sinais vitais; verificação de glicemia capilar; e, avaliação do índice de massa corporal. Atendimento no turno da manhã;

– Fisioterapia, com o fisioterapeuta Uriel Rodrigo Costa Borges: atendimento fisioterápico individual; avaliação individual; consulta fisioterápica. Atendimento no turno da manhã;

– Médico, com o médico Wellington Menezes de Melo: consulta a nível ambulatorial; homologação de atestados médicos; acompanhamento médicos de pacientes; visita domiciliar a pedido da Dipes; encaminhamento de pacientes a atendimentos. Atendimento no turno da tarde;

– Psicológico, com a psicóloga Josinéia da Silva Costa: consulta ambulatorial; acompanhamento de pacientes. Atendimento no turno da tarde.

Já no Espaço Saúde são oferecidos os serviços de fisioterapia e aferição de pressão arterial pelos turnos da manhã e tarde, desde que agendados com antecedência.

Tanto no Espaço Saúde quanto no Centro Médico os atendimentos devem ser previamente agendados. Para realizar o agendamento no Centro Médico, ligue para o telefone 3211-5549 e no Espaço Saúde se dirija ao próprio espaço, no primeiro andar da Sede do TJAC.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.