Semana da conciliação do Tribunal de Justiça e Uninorte supera metas previstas

451 acordos foram celebrados durante o período, o que representa mais de 70% dos atendimentos agendados.

O resultado da 2ª Semana de Conciliação da Uninorte e Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que aconteceu no período de 7 a 15 deste mês, nas dependências do Cejusc-Rio Branco, no Fórum Barão do Rio Branco, superou todas as expectativas. Por si só, os números atestam o sucesso, já que 451 acordos foram celebrados durante o período, dos 637 agendados, o que representa 70,80% do total. A princípio, a meta estabelecida era de 300 agendamentos.

No que se refere à conciliação envolvendo alunos ativos (vínculo acadêmico com a instituição), dos 230 agendados, 216 celebraram acordo no período, representando 93,91% desse subtotal.

conciliacao_uninorte_tjac_1

Diante o resultado, a desembargadora-presidente do TJAC já anunciou a pretensão de estender essa atividade de conciliação às demais instituições educacionais de nível superior no âmbito do Estado do Acre. Em termos concretos, os 451 acordos celebrados durante a 2ª Semana de Conciliação da Uninorte e TJAC representam 451 processos que deixam de aportar na Justiça.

Em termos financeiros, no mesmo período, foram movimentados, por meio dos acordos realizados, mais do que R$ 1,3 milhão. Além disso, essas conciliações rederam a possibilidade do retorno desses alunos às atividades acadêmicas.

O êxito da campanha é proveniente do Acordo de Cooperação Técnica (023/2015), que incluiu a participação do Núcleo Permanente de Conciliação do TJAC na conjugação de esforços para viabilizar a 2ª Semana de Conciliação da Uninorte e TJAC, assinado na primeira semana de dezembro deste ano pela presidente do Poder Judiciário Acreano, desembargadora Cezarinete Angelim, e o diretor financeiro da União Educacional do Norte LTDA (Uninorte), Ricardo Leite.

acordo_uninorte_tjac_1

Durante o ato de assinatura, que aconteceu no gabinete da Presidência do TJAC, a desembargadora-presidente reiterou o propósito da atual gestão do Poder Judiciário Acreano em se aproximar do cidadão, proporcionando uma justiça célere e justa. Na ocasião, Cezarinete Angelim asseverou sua satisfação ao firmar mais um termo de cooperação no sentido de fortalecer a conciliação.

Ainda naquela oportunidade, ao agradecer pela parceria, o diretor financeiro da Uninorte afirmou ser de grande importância social o acordo firmado com o Poder Judiciário do Acre e agradeceu a “acolhida do Tribunal de Justiça”.

Medalha do Pacificador

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a desembargadora-presidente falou sobre a Medalha do Pacificador, que em breve será entregue às instituições e pessoas que mais contribuíram para a conciliação, disseminando a cultura da pacificação social no Estado.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.