Programa Começar de Novo do TJAC encerra atividades do ano de 2015 em grande estilo

Cerimônia foi marcada pela alegria e uma efusiva apresentação artística do Coral Fênix, formado por egressos do sistema prisional.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), através da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco, realizou na noite dessa quinta-feira (11), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), o evento de encerramento das atividades do programa Começar de Novo, ano de 2015.

A cerimônia, marcada pela alegria e uma efusiva apresentação artística do Coral Fênix, formado por egressos do sistema prisional, contou com a presença da juíza titular da Vepma e coordenadora estadual do Programa Começar de Novo, Maha Manasfi; da diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Acre (Senac/AC), Irlete Meireles; do secretário estadual de Pequenos Negócios, Henry Nogueira; além dos formandos, seus amigos e familiares; bem como de lideranças sociais e religiosas.

comecar_de_novo_2015_tjac_21

O evento também foi marcado pela formatura de duas novas turmas do curso de formação de cabeleireiros da Vepma (turmas ‘Secretário Henry Nogueira e ‘Vice-governadora Nazaré Araújo’), além da entrega de 15 kits completos para montagem de salão de beleza, equipamentos doados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepnegócios).

Após a formação do dispositivo de honra, a cantora, musicista e regente Flávia Araújo deu início à cerimônia, interpretando o Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado em uníssono pelos presentes.

Em seguida, a juíza titular da Vepma destacou a profunda alegria e realização pessoal em presenciar o sucesso do novo grupo de profissionais da beleza, bem como agradeceu à parceria do Senac/AC e da Sepnegócios nas ações do Programa Começar de Novo, que busca sensibilizar órgãos e empresas públicas e privadas quanto à necessidade da criação de oportunidades para egressos do sistema prisional.

“As ações desse programa buscam proporcionar aos reeducandos e ex-reeducandos a oportunidade de enfrentar a sociedade de cabeça erguida, trabalhando de maneira lícita, sustentando suas famílias. Nós sabemos que quem passa por um programa dessa natureza, realizando cursos profissionalizantes, consegue enfrentar essa etapa da vida (de retorno ao convívio social) de uma maneira bem menos dolorosa. Saber disso é muito gratificante. Por isso, meu muito obrigado aos nossos parceiros”, disse Maha Manasfi.

comecar_de_novo_2015_tjac_25

Já a diretora regional do Senac/AC parabenizou os formandos e seus familiares pela conquista, desejando-lhes sucesso em sua futura profissão, a qual, lembrou, é uma das mais requisitadas e rentáveis atualmente, dentre as chamadas profissões autônomas.

“Eu desejo a vocês muito sucesso. Aproveitem essa oportunidade, até mesmo porque vocês já vão ganhar tudo pronto para que possam abrir seus próprios negócios. Então (nós sabemos e podemos dizer que) vocês estão no caminho certo. E o Senac fica muito feliz por oportunizar esse curso. Nós estamos aqui justamente para servir e ajudar o próximo. Contem conosco”, enfatizou Irlete Meireles.

comecar_de_novo_2015_tjac_23

Também o secretario estadual de Pequenos Negócios felicitou os concludentes do curso de formação de cabeleireiros pela conquista, assinalando o apoio do Governo do Acre às ações do Programa Começar de Novo, em especial na doação dos equipamentos necessários para a montagem dos salões dos agora profissionais da área da beleza.

“Eu tenho certeza que a carreira de vocês será um sucesso. Hoje cada um de vocês vai receber um kit de salão de beleza, que custa aproximadamente R$ 7 mil, mas que lhes serão entregues de forma gratuita pelo Governo do Acre, em parceria com o Governo Federal. Só uma coisa nós pedimos de vocês: empenho. E saibam que nós vamos acompanhá-los e apoiá-los no que for necessário para que vocês alcancem o principal: sucesso na profissão que escolheram”, ressaltou Henry Nogueira.

comecar_de_novo_2015_tjac_20

Após as falas dos integrantes do dispositivo de honra e da entrega dos certificados aos formandos, o público presente foi brindado com uma belíssima apresentação, sob regência de Flávia Araújo, do antigo Coral Redenção, agora rebatizado Coral Fênix, em alusão à ave mitológica que teria o poder de renascer de suas próprias cinzas, que interpretou canções populares e natalinas, com destaque para as versões de “Jesus Cristo” (de Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Mais Uma Vez” (de Flávio Venturini e Renato Russo) e “A Paz” (regravação do grupo Roupa Nova para ‘Heal The World’, de Michael Jackson).

comecar_de_novo_2015_tjac_6

O evento contemplou ainda uma homenagem especial ao instrutor do curso de formação de cabeleireiros, Mário D´Albuquerque, que foi protagonizada pelos alunos Tálisson Almeida e Isabele Manasfi, representantes das duas turmas de formandos da noite.

comecar_de_novo_2015_tjac_9

Outra homenageada foi a coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Acre, Socorro Lima, que recebeu das mãos da juíza titular da Vepma uma placa de homenagem “pelo engajamento para com as propostas do Projeto Começar de Novo”.

comecar_de_novo_2015_tjac_10

Encerrando a cerimônia, um grupo de crianças subiu ao palco do Anfiteatro da Ufac trazendo os melhores desejos e valores da Vepma e dos parceiros do Começar de Novo para o ano de 2016: saúde, paz, família, realizações e sonhos.

comecar_de_novo_2015_tjac_14

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.