Tribunal de Justiça do Acre promove atividades especiais pelo “Novembro Azul”

Abertura da programação alusiva à campanha de combate ao câncer de próstata e pela saúde do homem acontece no Átrio da Sede Administrativa do TJAC na próxima terça-feira (17).

Apesar das diversas atividades que já movimentam o “Novembro Azul” no âmbito do Poder Judiciário Acreano, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Programa Qualidade de Vida, abre oficialmente a campanha na próxima terça-feira (17), a partir das 10h, no Átrio da Sede Administrativa do TJAC. A abertura do evento será conduzida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Já para a data de abertura da campanha Novembro Azul, cujo propósito é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, a Administração do TJAC reservou as seguintes atividades voltadas à saúde e ao bem-estar do gênero: avaliações ligadas à ginástica laboral; atendimento médico preventivo; exposição de feira orgânica; apresentação da Banda do 4º BIS, com lançamento dos balões azuis comemorativos, e apresentação cultural, com a equipe Humanizar.

Na quarta-feira (18), as atividades voltadas à saúde e ao bem-estar do gênero acontecerão no Fórum Criminal (8h às 12h) e no Fórum da Avenida Ceará (14h às 17h). No dia seguinte, 19 de novembro, será a vez dos Juizados Especiais (manhã) e Juizado da Infância e da Juventude (tarde) receberem as ações alusivas ao Novembro Azul.

No Fórum Barão do Rio Branco, as atividades acontecerão no dia 20, pela manhã, quando magistrados, servidores e colaboradores serão também contemplados com avaliação postural, avaliação respiratória; alongamento terapêutico com bola suíça; técnica laboral de relaxamento, atendimento médico preventivo e apresentação cultural.

novembro_azul_tjac_1

O ponto alto das ações em alusão à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, no âmbito do TJAC, acontecerá no sábado (21), com a 1ª Corrida pela Vida, uma iniciativa do Poder Judiciário Acreano, que envolverá 200 atletas.

Qualidade de Vida

Assimilando sua importância e necessidade no contexto atual da saúde do magistrado e do servidor, o Programa Qualidade de Vida propõem ações de saúde com foco na Atenção Primaria (APS), sendo esta realizada de forma multidisciplinar, oferecendo soluções práticas e objetivas de caráter preventivo e curativo.

novembro_azul_tjac_3

Toda a programação alusiva à campanha Novembro Azul, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário Acreano vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, a qual se baseia na alteridade (olhar o outro na sua integralidade), na solidariedade e na justiça fraterna.

Promovida pelo TJAC, por meio da Dipes, a ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, cujo slogan é “Cuidar e servir, de coração pra coração”, e tem como objetivo cuidar da saúde e proporcionar o bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Estadual.

Novembro Azul

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do globo – o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.