Qualidade de Vida: Tribunal de Justiça prepara programação para o Novembro Azul

Campanha é dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Programa Qualidade de Vida, instituído pela atual Administração, já está com tudo pronto para dar início à campanha Novembro Azul, cujo propósito é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A partir da próxima semana, diversas atividades serão desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário Acreano, voltadas à saúde e ao bem-estar do gênero.

Assimilando sua importância e necessidade no contexto atual da saúde do magistrado e do servidor, o Programa Qualidade de Vida propõem ações de saúde com foco na Atenção Primaria (APS), sendo esta realizada de forma multidisciplinar, oferecendo soluções práticas e objetivas de caráter preventivo e curativo.

Durante todo o mês de novembro, de acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), magistrados e servidores poderão usufruir de atividades de saúde e lazer, como maratona, torneio de futebol, encaminhamento de exames, avaliação postural com o uso de APP’ PostureScreen Mobile, teste de função global respiratória, avaliação de flexibilidade e amplitude de movimento, técnica laboral de relaxamento, sorteios de brindes, apresentações culturais, dentre outras.

novembro_azul_tjac_3

Toda a programação alusiva à campanha Novembro Azul, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário Acreano vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, a qual se baseia na alteridade (olhar o outro na sua integralidade), na solidariedade e na justiça fraterna.

Promovida pelo TJAC, por meio da Dipes, a ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, cujo slogan é “Cuidar e servir, de coração pra coração”, e tem como objetivo cuidar da saúde e proporcionar o bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Estadual.

novembro_azul_tjac_1

Histórico

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.