Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas entrega kits de cabelereiros a reeducandos

Iniciativa faz parte do Programa Começar de Novo, com o objetivo de promover a cidadania e reduzir a reincidência de crimes dos egressos do sistema prisional.

Com o objetivo de promover a cidadania e, consequentemente, reduzir a reincidência de crimes, a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco, por meio do Programa Começar de Novo, no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, entregou na manhã desta sexta-feira (26), no Fórum Criminal (Cidade da Justiça), mais 15 kits (poltrona lavatório, poltrona para corte de cabelos, secador e prancha) para reeducandos egressos do sistema prisional.

Bastante concorrido, o ato de entrega de kits a reeducandos, conduzido pela juíza de Direito Maha Manasfi, titular da Vepma, foi prestigiado pela juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Mirla Regina, pela vice-governadora do Estado do Acre, Nazareth Araújo, pelo secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, por profissionais da imprensa e diversas outra autoridades não menos importantes.

entrega-kits-vepma-tjac-11

Ao se pronunciar, a coordenadora do Programa Começar de Novo no Acre, juíza de Direito Maha Manasfi, fez questão de destacar o empenho e a dedicação dos servidores lotados na Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma), atribuindo a eles uma grande parcela pelo sucesso do programa no âmbito da Comarca de Rio Branco. “São pessoas que acreditam, trabalham com amor”.

entrega-kits-vepma-tjac-15

Sobre a entrega de mais um lote de kits, Maha Manasfi se referiu à ação como uma quebra de um ciclo vicioso, pois coloca o reeducando numa ocupação lícita, evitando, a partir da profissionalização e da oportunidade de trabalho, sua volta ao sistema prisional.

Representando os concludentes do Curso de Cabelereiro, Alessandra da Silva recebeu seu kit (poltrona lavatório, poltrona para corte de cabelos, secador e prancha) das mãos do secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

entrega-kits-vepma-tjac-8

A beneficiária do programa Carla Gonçalves, após listar os cursos que participou por meio do Começar de Novo e sem esconder a alegria por receber o kit, afirmou que, mesmo já trabalhando em um salão, o material entregue nesta sexta é uma oportunidade para melhorar e ampliar o atendimento as suas clientes, em seu próprio negócio.

entrega-kits-vepma-tjac-10

“Começar de Novo”

O programa “Começar de Novo” visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O principal objetivo do programa, portanto, é promover a cidadania e assim, reduzir a reincidência de crimes.

As ações profissionalizantes e de ressocialização são uma marca registrada do programa, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado, no Acre, desde 2007, pela juíza de Direito Maha Manasfi, titular da Vepma.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.