TJAC oferece atividades de ginástica laboral aos servidores

Iniciativa contribui de maneira preventiva na saúde dos profissionais e na melhoria das rotinas de trabalho.

O Tribunal de Justiça do Acre iniciou nesta semana uma nova etapa do projeto de ginástica laboral, que busca investir na qualidade de vida dos servidores e na melhoria da saúde no ambiente de trabalho. As atividades que incluem alongamentos e sessão de relaxamento durante o expediente ocorreram em diversos setores (gabinetes dos desembargadores, diretorias, assessorias, secretarias etc.), na sede Administrativa do TJAC, tanto na última quarta-feira (10) quanto nesta sexta-feira (12).

O objetivo principal do projeto é atuar de maneira preventiva na saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, considerando seus inúmeros benefícios ao proporcionar um melhor preparo para a rotina profissional, através de exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos.

Como funciona

A Ginástica Laboral faz parte do Programa Qualidade de Vida, sendo executada semanalmente pelo fisioterapeuta Uriel Borges, da equipe do Centro Médico do TJAC, responsável pelas atividades, executa a ginástica laboral. As atividades iniciam às 9 h e envolve servidores e magistrados do Judiciário. Além de permitir uma melhoria da saúde, a ginástica laboral proporciona aproximação e interação dos funcionários de setores diferentes.

O fisioterapeuta considera que os “exercícios praticados durante as sessões de ginástica laboral, em sincronia com a respiração abdominal, aliviam as tensões e estimulam a pessoa a desenvolver com vitalidade a sua atividade”.

Durante reunião de abertura das atividades, na última segunda-feira (09), com diretores, gerentes, assessores e secretários do Tribunal, a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim destacou que “é fundamental a saúde e o bem-estar dos magistrados e servidores”. Ela própria participou dos exercícios e lembrou que “o cuidado com o corpo e com a mente são indispensáveis para enfrentar a rotina de trabalho e a o ritmo acelerado em que vida a sociedade contemporânea”.

O projeto de Ginástica Laboral integra o Programa Qualidade Vida, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), com apoio técnico do Centro de Médico do TJAC. Também fazem parte do programa os projetos Controle de Pressão Arterial e Diabetes, Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, Campanhas de Vacinação e outras ações.

Ginástica Laboral e seus principais benefícios

  • – Previne as doenças ocupacionais;
  • – Possibilita melhor utilização das estruturas do corpo com maior eficiência e menor gasto de energia em cada movimento;
  • – Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
  • – Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho;
  • – Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
  • – Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
  • – Motivação por novas rotinas;
  • – Melhora da autoestima e da autoimagem;
  • – Desenvolvimento da consciência corporal;
  • – Combate as tensões emocionais;
  • – Melhora a atenção e concentração das atividades desempenhadas;
  • – Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
  • – Melhoria das relações interpessoais

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.