Em apenas 7 meses: 21,5% dos presos que cumprem pena no semiaberto cometeram novos crimes em Rio Branco

Dados estatísticos recentes da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco (VEP) revelam que, no período de setembro do ano passado até este mês de abril de 2015, pelo menos 97 presos do regime semiaberto cometeram novos crimes no decorrer do cumprimento de suas penas, o que representa 21,5% da população total (aproximadamente 450) levando em consideração os que estão nesse regime com trabalho na Capital acreana.

Os dados obtidos revelam também que, do universo de 97 reeducandos que voltaram a cometer crimes, apenas seis são do sexo feminino. Ainda com referência aos dados da VEP, a tipificação penal com maior incidência é o roubo, com 40 casos, seguido pelo tráfico de drogas, que aconteceu 21 vezes no período.

Esse registro se refere a presos, cuja prisão, de alguma forma, chegou ao conhecimento da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco.

Confira os dados:

 Masculino  Feminino
 Furto  9  3
 Roubo  40  –
 Tráfico de drogas  21  1
 Violência doméstica  5  –
 Porte de arma  4  –
 Lesão corporal  1  –
 Crime contra a liberdade sexual  –  –
 Homicídio qualificado  2  –
 Homicídio tentado  1  –
 Outros (recepção, extorsão, dano)  8  2
FONTE: VEP

Os regimes de cumprimento de pena

  • Fechado – O apenado fica preso todo o dia. Sai para banhos de sol e para trabalhos internos.
  • Semiaberto – Trabalha durante o dia, quer seja em colônias penais ou em outros locais, e volta ao recolhimento no período noturno.
  • Aberto – Trabalha durante o dia e recolhe-se à noite em albergues ou em sua residência (prisão domiciliar). Suas atividades são monitoradas.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.