Registro civil on-line chega a mais três municípios do Acre

Dando continuidade ao projeto de implantação do registro civil on-line de crianças, o Tribunal de Justiça do Acre ativou unidades interligadas entre cartórios e hospitais nos municípios de Brasileia, Plácido de Castro e Xapuri. A perspectiva é de que, nos próximos meses, outras unidades de saúde do interior e da Capital recebam serviço.

Este projeto foi possível graças à parceria realizada entre o Tribunal, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg-AC) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

Além dos tradicionais parceiros, as prefeituras dos municípios de Plácido de Castro e Brasiléia aderiram ao Convênio, cedendo computador, impressora multifuncional e os insumos a serem utilizados.

Nas maternidades

Em 2013, foram ativadas três Unidades Interligadas diretamente das maternidades. Em Rio Branco, na Maternidade Bárbara Heliodora e no Hospital Santa Juliana. Em Sena Madureira, a iniciativa foi implantada no Hospital João Câncio.

Em todo o Estado do Acre existem 31 cartórios, sendo que 24 deles têm atribuição de registro civil.  Desse total, apenas dois ainda não foram interligados, pois aguardam a implantação do selo digital e/ou a emissão do certificado digital da titular: Santa Rosa do Purus e Jordão.

A próxima Comarca a ser contemplada com o projeto será a de Cruzeiro do Sul, possivelmente ainda neste mês. Após esta etapa, os municípios de Tarauacá e Feijó também receberão o registro civil online.

Como funciona

A emissão do registro civil é feita on-line no local de nascimento, dentro da maternidade, antes mesmo de a mãe ter alta hospitalar. A ideia é estender o serviço a todas as unidades hospitalares que realizem partos e estejam interligadas por meio do sistema (Portal de Serviço Eletrônico Compartilhado), estabelecido entre a Arpen e os cartórios do Estado.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.