Especial 50 anos: TJAC encerra festividades com entrega de medalhas a autoridades e instituições parceiras

O Tribunal de Justiça do Acre encerrou as festividades alusivas aos 50 anos de sua instalação exatamente onde tudo começou: em frente ao Palácio da Justiça, que durante anos foi a sede da Justiça Estadual.

A solenidade acontece no final da tarde dessa sexta-feira (6) e reuniu as principais autoridades do Estado, incluindo a comunidade jurídica.

Ao conduzir a abertura dos trabalhos, o desembargador-presidente Roberto Barros destacou que a iniciativa era uma forma “de reconhecer a contribuição das pessoas e instituições que no percurso do tempo contribuíram para o engrandecimento da Magistratura Acreana”.

Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores Cezarinete Angelim (vice-presidente); Pedro Ranzi (corregedor geral da Justiça); Eva Evangelista (decana da Corte de Justiça); Samoel Evangelista; Adair Longuini; Francisco Djalma; Waldirene Cordeiro e Regina Ferrari. Além dos desembargadores aposentados Minervino Bezerra, Ciro Facundo e Izaura Maia.

Entrega de Medalhas

A Medalha do Cinquentenário foi entregue inicialmente às instituições que nas últimas décadas foram parceiras da instituição. O presidente Roberto Barros entregou a comenda às mãos do procurador geral estadual, Rodrigo das Neves, representando o Governo do Acre.

Em seguida, receberam as medalhas o deputado Elson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac); a procuradora geral de Justiça Patrícia Rêgo, do Ministério Público Estadual (MPE) e o presidente da OAB – seccional Acre, Marcos Vinícius.

A comenda também foi entregue ao presidente do TRT-14 Região, Ilson Junior; ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Malheiro, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Adair Longuini e ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

Representando suas instituições, também foram agraciados com a homenagem o juiz Régis Araújo, pela Justiça Federal; Fernando Moraes, pela Defensoria Pública Estadual, e Davih Laerte, pela procuradoria geral do estado.

Receberam a honraria ainda o Exército Brasileiro no Acre, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Congresso Nacional

A honraria destinou-se aos parlamentares Sérgio Petecão (senador) e Aníbal Diniz (senador), bem como aos deputados Flaviano Melo, Gladson Cameli, Perpétua Almeida e Thaumaturgo Lima – cujas emendas são fundamentais para prestação e expansão dos serviços judiciais.

Magistrados e servidores

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) recebeu a Medalha do Cinquentenário, a qual também foi entregue ao presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre (Sinspjac), Leuson Rangel.

Foram agraciados com a honraria o servidor (ex-juiz de Paz) José Branco; as servidoras aposentadas Antônia Aparecida, Ruth Bady e Eil Janete; além do servidor aposentado Jerônimo D’albuquerque.

Uma homenagem póstuma foi concedida aos servidores Francisco Rabelo e Alberto Costa, recebida por Silvano Rabelo (filho) e Nicomedes Lima (sobrinho), respectivamente.

Outras homenagens

Receberam a Medalha do Cinquentenário ainda as instituições de Ensino Superior Universidade Federal do Acre (Ufac), a Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) e União Educacional do Norte (Uninorte).

A administração direta e indireta também foi prestigiada por meio do Detran, Sesi, Sesc, Senac, Sebrae.

As empresas Ipê Empreendimentos Imobiliários e Miragina Indústria e Comércio também receberam a comenda, haja vista seu apoio às atividades do Judiciário Acreano.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.