Cortes de Justiça do Acre e do Peru promovem Congresso Internacional

O Tribunal de Justiça do Acre e a Corte de Justiça de Madre de Dios irão promover na próxima semana o I Congresso Internacional da Amazônia Ocidental de Cooperação Judiciária Brasil – Peru.

O evento será realizado entre os dias 7 e 8 de novembro no Palácio da Justiça, centro de Rio Branco – e consolida a aproximação entre as instituições para a troca de experiências e conhecimentos na área judicial.

A atividade não se destina apenas a magistrados. Antes, pelo contrário, é voltada a todo público: membros e servidores do Judiciário Acreano e de outras instituições, advogados, estudantes, comunidade jurídica e demais pessoas interessadas.

Serão discutidos temas como a Cooperação entre os Povos; Sistema Constitucional Brasileiro; Limites legais à cooperação direta: situações de ordem prática e propostas para a simplificação de procedimentos. Além disso, estarão em pauta Tratamento legal ao tráfico internacional de drogas; Comércio exterior e os Mecanismos de Cooperação Internacional, além da Cooperação Internacional das Políticas nas Zonas de Fronteiras.

Por ocasião, magistrados peruanos virão ao Acre para participar do evento e consolidar a Cooperação Judicial entre os Poderes.

A abertura do Congresso terá as presenças de membros da Corte de Justiça Acreana, inclusive o seu presidente, desembargador Roberto Barros e o diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Francisco Djalma.

O presidente da Corte de Justiça de Madre de Dios, Marino Barreto e o cônsul-geral do Peru, Jesus Carraza, também estarão presentes.

Integração do Judiciário

O Congresso vai propiciar a troca de experiências e viabilizar o conhecimento mútuo da realidade das duas Cortes de Justiça. Serão debatidos temas que envolvam questões de cooperação jurídica internacional em matéria civil e penal. A proposta permitirá, dessa forma, o desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a integração das instituições.

A partir disso, estudos poderão sugerir a implementação de ações positivas na melhoria da prestação jurisdicional tanto Estado do Acre quanto no Peru.

Progamação

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.