Jtran amplia atuação no período de fim de ano e férias escolares

Para atender as ocorrências de acidentes de trânsito neste período de fim de ano e férias escolares, quando há aumento no número de registros, o Juizado de Trânsito da Comarca de Rio Branco (Jtran) ganhou o reforço de uma equipe adicional.

De acordo com a Portaria nº 03/2012, publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 4.809 (fl. 68), do dia 30 de novembro de 2012, uma quarta equipe irá somar-se a outras três, que já trabalham no atendimento às ocorrências.

O documento é assinado pela juíza de Direito Lilian Deise e vale para o período de 3 de dezembro deste ano a 31 de janeiro de 2013.

A magistrada justificou a necessidade da medida, em virtude do “número de ocorrências registradas nos meses de dezembro e janeiro” e “o grande fluxo de veículos que circulam nos referidos meses e que geram relevante número de ocorrências de acidentes de trânsito”.

Demanda crescente

Todos os dias são registradas cerca de dezoito ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, na Capital acreana.

Para atender às ocorrências, as equipes do Jtran atualmente encontram limitações em momentos de grande demanda, uma vez que levantamentos técnicos apontam que cresce a cada mês o número de acidentes registrados em Rio Branco, em especial, no horário compreendido entre 8 e 19 horas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com os técnicos do Juizado de Trânsito, mesmo com todos os esforços coordenados das equipes, uma a cada quatro ocorrências deixa de ser atendida diariamente. A cada mês, são 80 ocorrências que ficam sem atendimento.

A juíza Lilian Deise ressaltou que a decisão foi absolutamente necessária para manter a efetividade do serviço prestado à sociedade: “como a frota de veículos do Estado aumentou de 120.000 automóveis, em 2011, para 190.000 até meados de outubro de 2012, houve essa necessidade de ampliação do serviço, de modo a atender, o mais prontamente possível, a demanda, especialmente nesse período natalino que se aproxima”, destacou a magistrada.

Parceria

O trabalho desenvolvido pelo Juizado de Trânsito conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que disponibiliza, por meio de convênio de cooperação técnica, agentes de trânsito que participam das atividades desenvolvidas pelas equipes, compostas ainda por um perito e um conciliador do TJAC.

 

Em caso de acidentes que não envolvam veículos oficiais, patrimônio público ou vítimas, o cidadão deve ligar para os seguintes telefones:

 

ATENDIMENTO DO JTRAN


190 ou (68) 9985.2750

Blog do JTRAN

Para acompanhar o dia a dia de trabalho do Juizado de Trânsito, os interessados devem acessar o Blog do JTRAN, onde são divulgadas todas as fotografias dos acidentes atendidos pelo Juizado, além de notícias e estatísticas sobre o trânsito na cidade, com informações diversas sobre os serviços prestados na Comarca de Rio Branco.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.