Semana Nacional da Conciliação: TJAC e ESMAC oferecem Workshop de Conciliação e Mediação para acadêmicos de Direito

A programação da Semana Nacional da Conciliação na Comarca de Rio Branco terá neste sábado (10) uma atividade especialmente voltada para a futura geração de profissionais da área jurídica. O Tribunal de Justiça e a Escola Superior da Magistratura do Acre (ESMAC) irão oferecer o Workshop de Conciliação e Mediação para acadêmicos de Direito da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

O propósito é integrar os estudantes e futuros profissionais do Direito no movimento pela conciliação e cultura da paz, disseminado em todo o País pelo Conselho Nacional de Justiça, com o apoio dos tribunais locais e regionais.

O curso será realizado no plenário do Palácio da Justiça – Centro Cultural do TJAC, no Centro de Rio Branco, no horário das 8h às 12h. Ao final do workshop, os estudantes receberão um certificado de participação, equivalente a quatro horas de atividade extracurricular.

A atividade acadêmica será aberta pela desembargadora Eva Evangelista, Diretora da ESMAC, e conduzida pelas juízas de Direito Regina Longuini, Olívia Ribeiro e Mirla Cutrim.

Ação inovadora

A iniciativa do workshop voltado para estudantes universitários é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário do Acre, órgão de apoio vinculado à Presidência do TJAC, voltado à implementação, desenvolvimento e aprimoramento da Política Judiciária Estadual de tratamento dos conflitos de interesses (Provimento nº 01/2011).

A atividade pretende apresentar aos participantes um panorama sobre a conciliação e mediação no âmbito do Judiciário, reconhecidas hoje como técnicas mais adequadas para proporcionar a todos aqueles que vivenciam ou pretendem evitar uma situação conflituosa a alternativa de alcançar um entendimento satisfatório e célere, construído pelos próprios envolvidos na questão, sem a necessidade de submeter-se ao desgastefinanceiro e emocional de um processo judicial.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.