Programa Começar de Novo: TJAC e VEPMA promovem formatura de 28 reeducandos em cursos profissionalizantes

O Tribunal de Justiça do Acre e a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) promovem nesta quarta-feira (8) a cerimônia de formatura de 28 reeducandos, que participaram no primeiro semestre deste ano de cursos profissionalizantes de cabeleireiro e de garçom.

Durante o evento também será conferido ao TJAC e aos parceiros o selo do Projeto Começar de Novo, chancela atribuída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) às instituições que trabalham em prol da ressocialização de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. O Tribunal do Acre é  primeiro da Região Norte a receber esse selo do CNJ.

A cerimônia acontecerá às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro, com a participação de autoridades do Judiciário, do Sistema de Justiça, e dos formandos, juntamente com seus familiares. O Coral Redenção, composto por reeducandos e mantido pela VEPMA, fará uma apresentação especial durante o evento.

Idealizado pelo CNJ, no Acre o Programa Começar de Novo é coordenado pela juíza de Direito Maha Manasfi, titular da VEPMA da Comarca de Rio Branco. Por meio da sensibilização de órgãos públicos e privados e da sociedade civil em geral para a abertura de postos de trabalho e qualificação profissional para reeducandos, o programa busca promover a cidadania e, por consequência, reduzir a reincidência de crimes.

No total, 28 reeducandos irão receber os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes, sendo 9 do curso de garçom, 13 do curso de cabeleireiro e 6 do curso de auxiliar de cabeleireiro. Com a qualificação recebida durante o processo de aprendizagem, eles estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Selo Começar de Novo

O selo foi instituído pelo CNJ por meio da Portaria nº 49, de 30 de março de 2010, e estabeleceu requisitos para outorga às instituições que apoiam essa ideia. Para receber o selo, as instituições devem ofertar cursos de capacitação ou vagas de trabalho para presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como, para adolescentes em conflito com a lei, além de comprovar a realização de cursos ou contratação dessa força de trabalho.

S E R V I Ç O

Vara de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco
Fórum da Avenida Ceará, nº 2692. Bairro Abraão Alab. Rio Branco-AC.
Telefone: (68) 3211-5365. E-mail: vepma-rb@tjac.jus.br.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.