Casamento Coletivo 2012: Tribunal de Justiça e Projeto Cidadão oficializam 1.125 uniões

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, realizou no sábado (4) mais uma edição do tradicional Casamento Coletivo, com a oficialização de 1.125 uniões. A cerimônia aconteceu no Ginásio do SESI, em Rio Branco, e reuniu mais de 4 mil pessoas, entre casais, seus padrinhos, familiares e convidados.

O evento foi prestigiado pelo Presidente do TJAC, desembargador Adair Longuini, pelos juízes de Direito Regina Longuini, Olívia Ribeiro e Edinaldo Muniz, além do promotor de Justiça Felisberto Fernandes. O juiz Marcelo Bardaró, titular da Vara de Registros Públicos da Capital, como nos anos anteriores, celebrou a cerimônia de casamento.

Em sua saudação, o desembargador-presidente Adair Longuini desejou felicidades aos casais e aproveitou para enaltecer a história do Projeto Cidadão, que ao longo dos seus 17 anos de existência tem se destacado em diversas áreas por sua atuação social. Ele também ressaltou o importante trabalho da equipe do Judiciário que atua no Projeto Cidadão. “Meus reconhecimento ao trabalho do desembargador Arquilau Melo, coordenador do projeto Cidadão, e aos servidores que prestam um serviço tão essencial e promovem esta bela festa”.

Das inúmeras atividades do Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo é uma das mais esperadas e concorridas. Como em anos anteriores, o ginásio do SESI estava especialmente decorado para a festa. Após a benção aos casais, feita pelo pastor Joaquim Ribeiro, a cerimônia foi conduzida pelo juiz Marcelo Badaró.

Os 2.225 noivos foram representados diante do juiz pelo casal mais jovem, formado por Leudemir dos Santos Lopes (19) e Roseane Cristina de Araújo Silva (18), e pelo casal mais experiente, formado por Lázaro de Carvalho Bertoleza (86) e Josefa Maria da Conceição do Nascimento (87).

Aos noivos o juiz falou sobre a importância do amor e da família. “É na família que aprendemos a amar, pois ela é a nossa maior escola de amor”, disse ele, recomendando que os casais estruturem suas famílias com base nos princípios de amor, respeito, parceria e compreensão. “Que o sorriso e a alegria aqui demonstrados possam permear a nova vida que os senhores começam a partir de agora”, afirmou o juiz.

O grande momento da cerimônia foi o “sim” simultâneo dos noivos e noivas. Após a troca de alianças entre os noivos e os cumprimentos das autoridades, a solenidade foi encerrada com a entrega das certidões de casamento e o convite da festa aos recém-casados.

O Casamento Coletivo 2012 foi promovido em parceria com os 1º, 2º e 3º Cartórios de Registro Civil da Comarca de Rio Branco, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Sindicato dos Fotógrafos do Acre.

A próxima edição do Casamento Coletivo acontecerá em Cruzeiro do Sul, no próximo mês de setembro. Já em dezembro deste ano está prevista a realização da edição especial de Natal do Casamento Coletivo em Rio Branco.

Projeto Cidadão
17 anos promovendo cidadania no Acre

Desde 1995 o Tribunal de Justiça do Acre promove, por meio do Projeto Cidadão, o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente e segurança.

O Projeto Cidadão é responsável por 40% dos casamentos realizados no Estado do Acre. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o Estado com a maior taxa de casamentos do País.

Dos inúmeros serviços prestados pelo Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo é um dos mais procurados pela população, já que representa uma forma inteiramente gratuita, rápida e desburocratizada de contrair matrimônio. Ao longo dos seus 17 anos de existência, o Projeto Cidadão registra a realização de mais de 30 mil casamentos em todo o Acre.

SERVIÇO

Coordenação do Projeto Cidadão
Prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.
Rua Manoel Rodrigues de Souza, n° 261, Bairro Bosque.
(68)3211.5362 e 9971.3158.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.