Tribunal de Justiça instala Vara Criminal da Comarca de Tarauacá

O Tribunal de Justiça do Acre instalou na última segunda-feira (9) a Vara Criminal da Comarca de Tarauacá. Conduzido pelo desembargador-presidente Adair Longuini e pela juíza Joelma Nogueira, titular da Comarca, o ato público e solene de instalação foi prestigiado por diversas autoridades de Rio Branco e do interior do Estado.

Aprovada pelo Tribunal Pleno em 17 de agosto de 2011, a Resolução nº 160 passou a prever a instalação de uma segunda unidade jurisdicional na Comarca. Dessa maneira, a 1ª unidade passa a ser denominada 1ª Vara Cível e, a segunda, 1ª Vara Criminal.

Os juízes Edinaldo Muniz, Andréa Brito, Francisco Vilela, Adamárcia Machado, Gustavo Sirena e Adimaura Cruz estiveram no evento. O juiz de paz Omar Bandeira, a promotora de Justiça Nicole Arnoldi, o defensor público Paulo Michel e o comandante do Corpo de Bombeiros do município, José Ferreira, também participaram da solenidade.

Adair Longuini destacou qual é o sentimento que a iniciativa traz para o TJAC. “Isso é motivo de grande alegria para o Tribunal de Justiça que está ampliando a sua infra-estrutura, proporcionando à Comarca de Tarauacá mais uma unidade. Isso será uma grande ajuda para a magistrada Joelma, que hoje está respondendo pela vara única. Ela passará a responder pelas duas varas até que o Tribunal possa concluir o concurso vigente e colocar na Comarca mais um magistrado para dar conta da vazão ao volume de processos que aqui existe”, disse o desembargador-presidente.

 

A juíza Joelma Nogueira assinalou o significado da Vara Criminal para o município. “Nós estávamos aguardando ansiosos por esse momento já há bastante tempo, desde que eu assumi a Comarca de Tarauacá, em maio do ano passado, havia uma quantidade muito grande de processos. Agora é uma nova fase, com a instalação da Vara, teremos mais uma assessoria, mais alguns servidores no gabinete para nos ajudar, para nos auxiliar a oferecer um melhor serviço, de modo que os jurisdicionados tarauacaenses só têm a ganhar”, afirmou a magistrada.

A Comarca de Tarauacá conta atualmente com aproximadamente 3.600 processos em trâmite. Com a instalação da nova unidade judiciária, os cidadãos terão acesso a uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente.

Ao final da solenidade, os servidores e a juíza de Tarauacá apresentaram aos convidados um vídeo sobre a história da comarca, lembrando seus magistrados e servidores pioneiros, responsáveis pela estruturação dos serviços da Justiça na região.

Acompanhe o áudio da matéria:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.