Arquilau Melo palestra sobre a história do Acre no Tribunal de Contas do Estado

Com o tema “Galvez e a Conquista do Acre”, o desembargador Arquilau Melo, atual corregedor-geral da Justiça, proferiu uma palestra na última sexta-feira (25) aos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A convite da presidência do Órgão, ele discorreu sobre a trajetória da formação do Estado, contando fatos que vão desde a Revolução Acreana até a expedição do escritor Euclides da Cunha à Região do Purus.

O evento fez parte de uma semana de capacitação destinada aos novos servidores, tendo como principal objetivo estimular o interesse pelos acontecimentos históricos. “Devemos incentivar essa compreensão mais aprofundada da formação econômica e social do nosso Estado, para nos integrarmos melhor a ele”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Ronald Polanco.

Arquilau Melo destacou ainda a importância de trazer dados e informações sobre a história acreana. “É fundamental que ocorra esse debate para conhecermos não apenas nossas limitações, como também o que temos de melhor, para podermos assim explorar esses dois lados. Só preservando essa história é que nos tornaremos cidadãos de fato”, disse o corregedor-geral da Justiça do Acre.

Ao final da apresentação foi feita a exibição do documentário “Borracha para vitória”, que descortina o segundo ciclo da borracha e revela como os nordestinos chegaram ao Acre, incentivados por promessas de dinheiro e de uma vida próspera.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.