Semana Nacional de Conciliação 2011: Judiciário Estadual está mobilizado para realizar mais de 2,4 mil audiências

Nesta semana acontece em todo o Brasil o grande mutirão em prol da conciliação. O Movimento pela Conciliação, nascido em 2006 e coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, visa tornar mais rápida e efetiva a prestação jurisdicional, além de promover a cultura da paz e do entendimento.

No âmbito da Justiça Acreana, estão pautadas 2.476 audiências em 40 unidades jurisdicionais de 15 comarcas do Acre.

Ao final do primeiro dia de trabalho, a avaliação dos juízes e servidores envolvidos é positivo. A expectativa é concluir a Semana de Conciliação com a realização do maior número possível de audiências designadas e acordos firmados.

Após o balanço do primeiro dia do evento, o diretor de secretaria da 4ª Vara Cível de Rio Branco, Thiago Jacoud, comemora com sua equipe a obtenção de acordo em todas as audiências de conciliação em que os devedores estiveram presentes.

Da Comarca de Cruzeiro do Sul, o juiz leigo Adilson Costa, que atua nos Juizados Especiais Cíveis e está integrado ao mutirão de conciliações desta semana, informa já realizou 8 audiências e que a movimentação das pessoas é intensa em busca de informações sobre o evento.

“Este evento é de suma importância para todos os cidadãos que possuem processo na Justiça. Na maioria das vezes as pessoas buscam o Judiciário para resolver problemas simples, que não precisariam ser solucionados por meio de um rito judicial e uma sentença do juiz. Portanto, quando se obtém uma conciliação, ambas as partes saem satisfeitas, pois não é algo imposto pelo juiz e não se torna uma coisa demorada e desgastante”, opina o juiz leigo.

Adilson Costa ainda faz questão de ressaltar os inúmeros benefícios da conciliação para a sociedade: “Além das partes ganharem com um acordo, cujos termos é definido pelas próprias partes, o Judiciário também ganha, com o descongestionamento processual e com o corte dos gastos gerados por um determinada causa”.

Na manhã desta terça-feira (29), o Desembargador Arquilau Melo, Corregedor Geral da Justiça e Coordenador da Semana da Conciliação no TJAC, realizou uma visita ao Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos das Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública, de Registros Públicos e de Órfãos e Sucessões.

O Fórum Barão do Rio Branco concentra o maior número de audiências para a semana, em torno de 1,2 mil, seguido dos Juizados Especiais Cíveis da Capital, que devem realizar até sexta-feira (02) aproximadamente 500 audiências.

Chamada para conciliação

Para garantir a realização do maior número de audiências designadas para a semana, a Coordenação da Semana de Conciliação do TJAC e os juízes de cada unidade vêm divulgando uma lista das pessoas que por algum motivo não foram localizadas pelo oficial de Justiça e não receberam a convocação para participar do evento. Confira, no botão a seguir, a lista de chamada para conciliação.

Os interessados em obter mais informações sobre a Semana de Conciliação no âmbito da Justiça Estadual podem ligar para os números (68) 3302.0331 (Secretaria da Corregedoria Geral da Justiça) e (68) 3211.5412 (Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania de Rio Branco).

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.