Tribunal de Justiça empossa novo desembargador nesta sexta-feira (07)

A Corte de Justiça do Acre, presidida pelo Desembargador Adair Longuini, dará posse a Roberto Barros dos Santos como novo desembargador em sessão solene que acontecerá às 19h30 desta sexta-feira (07), no plenário da sede do Tribunal de Justiça.

À solenidade estarão presentes autoridades do Executivo, incluindo o Governador do Estado, e do Legislativo, assim como os presidentes das entidades de classe. O ato de posse também será prestigiado por toda a magistratura acreana, servidores do Poder Judiciário, advogados e autoridades da área jurídica.

Roberto Barros foi o nome escolhido para ocupar a vaga de desembargador do quinto constitucional reservada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC).

O anúncio foi feito pelo Governador Tião Viana no dia 20 de setembro passado. O nome do novo desembargador surgiu a partir das listas sêxtupla e tríplice, definidas pela OAB-AC e Corte de Justiça Acreana, respectivamente.

O surgimento da vaga do quinto constitucional no TJAC se deu em razão da aposentadoria da desembargadora Izaura Maia, da classe de advogados, ocorrida no dia 23 de maio deste ano.

Trajetória profissional

Roberto Barros dos Santos nasceu em 6 de agosto de 1977, na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia. Dos seus atuais 34 anos, 20 deles foram vividos no Acre, onde se formou em Direito, no ano de 2001, pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Ingressou na Procuradoria Geral do Estado (PGE) um ano depois (2002), por meio de concurso público. O novo desembargador possui Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2003); Curso de Especialização em Direito Público, pela Faculdade Integrada de Pernambuco (em convênio com o Centro de Estudos Jurídicos da PGE) (2008); e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Rio (2009).

Atuou por nove anos e seis meses na Procuradoria, tendo exercido diversos cargos, como Procurador-Chefe da Coordenadoria de Cálculos, Execuções e Periciais; Procurador-Chefe da Procuradoria Judicial; Procurador-Geral Adjunto do Estado; Procurador-Geral do Estado; e Membro do Conselho da Procuradoria-Geral do Estado.

Entre outras atividades profissionais, também já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (2007), Secretário Estadual do Núcleo IBAP/Acre (2006-2008), Membro da Comissão de Obras e Patrimônio da OAB/AC (2007-2009), e atuou como professor da Escola Superior da Magistratura do Acre (2004) e da Escola do Ministério Público do Estado (2004). 

 

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.