VIII Caravana da Cidadania: Mais de 25 mil atendimentos realizados após 30 dias de viagem pela BR 364

Mais de 25 mil atendimentos foram realizados pela Caravana da Cidadania 2011, após longa viagem pela BR 364, contemplando com inúmeros serviços as regiões do Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa), do Tarauacá/Envira (Feijó, Tarauacá e Jordão) e do Juruá (Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo).

Serviços básicos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, Casamento e Título de Eleitor, que são garantias constitucionais do cidadão, muitas vezes não são acessíveis à população do interior, mantida isolada por grande parte do ano em virtude da ausência de interligação terrestre.

Desse modo, a Caravana da Cidadania, uma realização do Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e inúmeros parceiros, aproveita anualmente a abertura da estrada, na época do verão amazônico, para prestar atendimento e assistência jurídica às comunidades mais carentes, especialmente aos indígenas.

A emissão de RG foi o serviço mais procurado ao longo das atividades, com 3.479 expedições realizadas, seguida da expedição de 1.732 Carteiras de Trabalho e 1.173 CPF’s. Juntos, todos os serviços oferecidos proporcionaram o montante de 25.398 atendimentos, conforme quadro abaixo:

CARAVANA DA CIDANIA   
 CPF1

1.173

 CASAMENTO

801

 IDENTIDADE

3.479

 CARTEIRA DE TRABALHO

1.732

 ATENDIMENTO AO ELEITOR (ALISTAMENTO, DIVULGAÇÃO, EMISSÃO DE 2º VIA, REVISÃO E TRANSFERÊNCIA)

650

 REGISTRO ADMINISTRATIVO (FUNAI)

433

 REGISTRO DE NASCIMENTO 2º VIA

431

 CERTIDÃO DE NASCIMENTO

130

 SUBTOTAL DE DOCUMENTOS

8.829

 Outros atendimentos  
 ATENDIMENTO – PROGRAMAS SOCIAIS (Bolsa família, Carteira relativas à 3º idade e Bolsa Escola)

55

 CORTE DE CABELO
 ATENDIMENTO PREVIDENCIÁRIO (INSS)

117

 ATENDIMENTO JURÍDICO

75

 ORIENTAÇÕES JURIDICAS

24

 FOTOCÓPIAS PARA DOCUMENTOS

10.309

 FOTOGRAFIAS PARA DOCUMENTOS

5.439

 ATENDIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE

550

 SUBTOTAL DE OUTROS ATENDIMENTOS

16.569

 Total de atendimentos

25.398

Na primeira etapa de ações da Caravana, entre os dias 7 e 17 de agosto deste ano, foi atendida a população dos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá. Já na segunda, iniciada no dia 25 de agosto, a Caravana atendeu os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Sua última parada, entre os dias 6 e 7 de setembro, foi no município de Sena Madureira.

1ª Etapa
08 e 09/08 – Ações em Manoel Urbano.
11 e 12/08 – Ações em Feijó.
15 e 16/08 – Ações em Tarauacá.   
2ª Etapa
25 e 26/08 – Ações em Rodrigues Alves.
28 e 29/08 – Ações em Mâncio Lima.
01, 02, 03 e 04/09 – Ações em Cruzeiro do Sul na Expoacre Juruá.
06 e 07/09 – Ações em Sena Madureira.

Em Cruzeiro do Sul, o encerramento da programação da Caravana ficou marcado pela a realização de mais uma edição do Casamento Coletivo do Juruá, que formalizou este ano a união matrimonial de 360 casais. Além do mutirão de serviços promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e diversas instituições parceiras na Expoacre Juruá.

Empenho, compromisso e parceria

A Caravana da Cidadania, que este ano teve sua oitava edição, demonstra cada vez mais a sua importância social. O sucesso desse trabalho decorre do empenho e compromisso de sua equipe, formada por 50 servidores públicos, e da firme parceria estabelecida pelo Tribunal de Justiça, por intermédio do Projeto Cidadão, com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Além desses, outros importantes parceiros são o Governo do Estado (Secretaria de Polícia Civil/Instituto de Identificação, Deracre e OCA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Correios, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

 

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.