Juizado de Trânsito apóia atividades da Semana Nacional de Trânsito 2011

O Juizado de Trânsito de Rio Branco, por mais um ano, participa da programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem como objetivo colocar em evidência um dos grandes problemas sociais do Brasil: os acidentes de trânsito.

Para 2011, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos, Podemos Salvar Milhões de Vidas", visando trabalhar a conscientização e educação para obter a redução, em dez anos, de 50% dos acidentes.

Em Rio Branco, a abertura simbólica da programação aconteceu na manhã de segunda-feira (19), no Cine Teatro Recreio, reunindo a Diretora-Geral do Detran/AC, Sawana Carvalho, a Juíza Lilian Braga, titular do 1º Juizado Especial Cível e Juizado de Trânsito da Comarca de Rio Branco, e cerca de 300 alunos das escolas Maria Angélica e Madre Hildebranda da Prá, ambas localizadas no Segundo Distrito da Capital.

Na ocasião foram exibidos quatro episódios da série “Pela Estrada Afora”, idealizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Ministério das Cidades. Os filmes misturam ficção e realidade e mostram às crianças que trânsito é coisa séria.

A Diretora-Geral do Detran, Sawana Carvalho, explicou que os filmes “exemplificam como as crianças devem se portar nas vias”, ao que a Juíza Lilian Braga complementou afirmando: “a idéia da ação é criar a cultura de respeito no trânsito”.

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, nesta quarta-feira (21) será feito o lançamento oficial da campanha "Faixa de Pedestre", às 9 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). As atividades seguem até domingo (25), com a apresentação de uma peça teatral às 18 horas, na Praça Plácido de Castro, como encerramento.

Campanha

Instituições se aliam em campanha que pede respeito para vagas preferenciais de idosos e deficientes

A legislação brasileira prevê que 5% de vagas específicas para pessoas com 60 anos ou mais, e 2% para deficientes, tanto em estacionamentos públicos como privados. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa, remoção do veículo e perda de ponto na carteira de quem estaciona nas vagas exclusivas.

No entanto, as medidas punitivas não têm sido suficientes para garantir o cumprimento da lei, e dessa forma, garantir facilidade na hora de estacionar. É por esse motivo que o Ministério Público do Estado do Acre (MPE) em parceria com o DETRAN e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), lançaram no dia 12 deste mês uma campanha educativa para que as pessoas reflitam sobre o uso indevido das vagas que preferencialmente são para o uso dos portadores de deficiência e idosos.

Com o apoio do Juizado de Trânsito de Rio Branco, estão sendo distribuídos folhetos, adesivos, banners e  outdoors sobre o tema, com a mensagem de que o direito a vagas exclusivas seja de fato respeitado.

Os interessados em fazer o cadastro de idosos e de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, para obtenção dos cartões que destinam vagas de estacionamento exclusivas a veículos que os transportem, devem procurar a RBTRANS (Av. Brasil, nº 668, Conjunto Xavier Maia. Telefone: 68.3228.4995). 

Ao órgão devem ser apresentadas cópias e originais dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso de pessoas com deficiência, do laudo médico.

 

Juizado de Trânsito


Em caso de acidentes de trânsito que não envolvam veículos oficiais, vítimas ou patrimônio público,
o cidadão deve ligar para os telefones:
1909985.2750 * 3211.5566

Blog do JTRAN

Para acompanhar o dia a dia de trabalho do Juizado de Trânsito, os interessados podem acessar o Blog do JTRAN. Neste canal de comunicação institucional são divulgadas todas as fotografias dos acidentes atendidos pelo JTRAN, além de notícias e estatísticas sobre o trânsito na cidade de Rio Branco, com informações diversas sobre os serviços prestados pelo Juizado.

  

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran/AC e do MPE/AC).

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.