Casamento Coletivo Expoacre 2011

Tradicional evento do Tribunal de Justiça e Projeto Cidadão reunirá 900 casais neste sábado (30)

Na edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2011, que acontece neste sábado (30), às 18h, no Ginásio do SESI, em Rio Branco, o Tribunal de Justiça do Acre e o Projeto Cidadão celebrarão a união civil de 900 casais.

O Casamento Coletivo da Expoacre é uma das atividades mais tradicionais e concorridas da programação anual do Projeto Cidadão. Realizado desde 2004, o Casamento Coletivo reúne centenas de pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam de uma cerimônia civil com direito a decoração especial de casamento e apresentações musicais. Ao longo dos últimos oito anos, nas edições do Casamento Coletivo da Expoacre, o Projeto Cidadão já realizou 7.926 casamentos.

Muito embora a lei garanta a gratuidade do serviço para os noivos carentes, as pessoas que desejam formalizar a união encontram dificuldades no trâmite da documentação, além dos custos da cerimônia. Assim, o objetivo da atividade é promover a união matrimonial de modo gratuito, rápido e fácil, contribuindo para estruturar os casais, fortalecendo os laços de união e responsabilidades principalmente para aqueles que já possuem filhos.

Este ano, com a privatização dos cartórios, o Projeto Cidadão firmou parceria com os delegatários responsáveis pelos três Cartórios de Registro Civil de Rio Branco, que disponibilizaram 900 senhas para casamento. As habilitações aconteceram no período de 5 a 26 de julho, na Casa da Cidadania, unidade do Projeto Cidadão localizada no prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.

A edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2011 conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), da empresa Móveis Gazin e do Sindicato dos Fotógrafos do Acre (SINFESTAC).

Ao final da cerimônia, os 900 casais receberão suas certidões de casamento junto com o convite da festa, produzido em parceria pela Assessoria de Comunicação Social e Parque Gráfico do TJAC.

Projeto Cidadão – 16 anos promovendo cidadania no Acre

Desde 1995 o Tribunal de Justiça do Acre promove, por meio do Projeto Cidadão, o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente e segurança.

O Projeto Cidadão é responsável por 40% dos casamentos realizados no Estado do Acre. Além disso, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o Estado com a maior taxa de casamentos do País.

Ao longo dos seus 16 anos de atuação, o Projeto Cidadão registra a realização de mais de 29 mil casamentos em todo o Acre.

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.