TJAC, TRT e PGE discutem pagamento de Precatórios

A Direção do Tribunal de Justiça do Acre, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e da Procuradoria Geral do Estado se reuniram na terça-feira (14) para tratar de assuntos relacionados aos Precatórios.

O Desembargador Samoel Evangelista, Presidente do TJAC, em exercício, a Desembargadora Vânia Abensur, Presidente do TRT e o Procurador Geral do Estado, Roberto Barros, participaram do encontro.

A pauta tratava do Aditivo ao Convênio celebrado entre as instituições no ano passado, que visava o pagamento de Precatórios expedidos em face dos Entes Públicos devedores do Estado do Acre.

Samoel Evangelista considerou necessária a discussão do tema. "Esta é uma reunião de trabalho, em que pudemos discutir essa matéria que é tão complexa e importante ao mesmo tempo, pois trata do interesse de boa parte da população. Amadurecemos alguns pontos e pudemos discutir ajustes necessários, sobretudo, para tornar mais célere o pagamento dos Precatórios", considerou o Desembargador.

Opinião compartilhada por Vânia Abensur, que ressaltou a necessidade da Cooperação. "As instituições precisam se unir para que a população tenha uma visão da transparência e do nosso trabalho. O Tribunal de Justiça é o Gestor dos Precatórios, razão por que precisávamos chegar chegarmos a um consenso para cooperação, como na parte de informática, para que possamos atender aos jurisdicionados", ressaltou.

Também foi discutida a transparência na Listagem Única dos Precatórios, inclusive quanto ao compromisso de Cooperação para criação do Sistema de Informação. O objetivo, nesse caso, é organizar e controlar as listagens de credores de precatórios, conforme as cláusulas relativas ao aporte tecnológico previsto no Convênio.

Além disso, os desembargadores dialogaram sobre um estudo que pudesse agilizar o procedimento do pagamento e recolhimento dos encargos dos precatórios cujos valores já foram depositados pelos Entes devedores.

 
Comitê Gestor

O Tribunal Pleno Administrativo, atendendo ao disposto no art. 8º da Resolução nº 115, de 29 de junho de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovou a Resolução nº 145/2010, que instituiu o Comitê Gestor de Precatórios.

Em seguida, em setembro de 2010, o Tribunal de Justiça Acreano, estabeleceu Núcleo de Processamento e Gestão de Precatórios (NPGP).

O Comitê Gestor presta auxílio na gestão das contas especiais, como também decide impugnações relativas à lista cronológica de apresentação das requisições e às preferências definidas no artigo 100 da Constituição Federal.  O Vice-Presidente do TJAC, Desembargador Samoel Evangelista, é o Gestor do NPGP.

Os gastos operacionais do Tribunal de Justiça Acreano com a gestão das contas especiais são divididos proporcionalmente com os demais Tribunais que integram o Comitê Gestor, proporcionalmente ao volume de precatórios de cada jurisdição, conforme convênio a ser firmado.

A Secretaria do NPGP funciona na nova sede do TJAC, no período das 7h às 18h, e está disponível para prestar as responsáveis todos os esclarecimentos necessários, inclusive por meio do telefone (68) 3302 0327.

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.