VIII Caravana da Cidadania: Casamento Coletivo do Juruá celebra a união de 360 casais

A Caravana da Cidadania 2011 encerrou sua programação de atividades em Cruzeiro do Sul com a realização no domingo (4) de mais uma edição do Casamento Coletivo do Juruá, que formalizou este ano a união matrimonial de 360 casais.

No período de 1º a 4 de setembro, durante a realização da Expoacre Juruá, a população de Cruzeiro do Sul e região foi beneficiada pelo mutirão de serviços promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e diversas instituições parceiras.

Dentre esses serviços, um dos mais procurados é o de casamento, motivo pelo qual a organização da Caravana sempre organiza um evento especial para os noivos e seus convidados, com direito a celebração, decoração e música tradicionais de casamento.

Conduzida pelos Desembargadores Adair Longuini, Presidente do TJAC, e Arquilau Melo, Corregedor Geral da Justiça e Coordenador do Projeto Cidadão, e pelo Juiz de Direito José Wagner Alcântara, a cerimônia aconteceu na Avenida Rodrigues Alves, no Centro de Cruzeiro do Sul, reunindo grande número de familiares e amigos dos noivos.

A Direção do Tribunal de Justiça parabenizou os noivos e agradeceu a equipe do Projeto Cidadão e da Caravana da Cidadania pelo empenho e compromisso na promoção da atividade, após percorrem todo o Acre levando serviços a quem mais precisa de atenção do Poder Público. 

A Prefeitura do Município foi representada por Mazinho Santiago, Vice-Prefeito, e contou com a participação do Padre Jorge Rose e do Pastor Carlos Alberto, que saudaram os noivos.

O casal Júlio Braga da Costa, 88 anos, e Maria Lucineide, 58, formaram o casal mais experiente dessa edição do Casamento Coletivo. Já o casal mais jovem era formado por Claudenisio Plácido da Paixão e Jorcilete Nascimento de Azevedo, ambos de 16 anos. Os dois casais representaram os 720 noivos diante do Juiz Wagner Alcântara.

  

  

Programação

Na primeira etapa de ações da Caravana, entre os dias 7 e 17 de agosto deste ano, foi atendida a população dos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá. Já na segunda, iniciada no dia 25 de agosto, a Caravana atendeu os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Sua última parada, entre os dias 6 e 7 de setembro, será no município de Sena Madureira.

Ao percorrer a BR 364, atendendo principalmente a população que reside às margens da rodovia e comunidades indígenas, a Caravana tem garantido serviços básicos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, Casamento e Título de Eleitor. Além disso, também oferece orientação, assistência jurídica e prestação jurisdicional.

Parcerias

O sucesso da Caravana da Cidadania, que este ano está em sua oitava edição, decorre do empenho e compromisso de sua equipe, formada por 50 servidores públicos, e da firme parceria estabelecida pelo TJAC, por intermédio do Projeto Cidadão, com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Outros importantes parceiros são o Governo do Estado (Secretaria de Polícia Civil/Instituto de Identificação, Deracre e OCA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Correios, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

No caso do Casamento Coletivo do Juruá, em virtude da privatização dos cartórios do Estado, este ano o Projeto Cidadão firmou parceria com o Cartório de Registro Civil de Cruzeiro do Sul, que disponibilizou 360 senhas gratuitas para casamento. As habilitações, realizadas em conjunto pela equipe do Projeto Cidadão e pela equipe de funcionários do Cartório, aconteceram no período de 1º a 4 de setembro, período em que a Caravana da Cidadania realizou atendimentos na cidade. 

 

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.