TJAC investe em segurança da informação e armazenamento de dados

O Tribunal de Justiça do Acre adquiriu um equipamento que vai revolucionar o seu sistema de informações e banco de dados, tornando-os mais seguros e estáveis. Trata-se do System Storage EXP520 da empresa americana IBM, uma das maiores do mundo no desenvolvimento das mais avançadas tecnologias de informação da indústria.

O Storage é um sistema de armazenamento de dados que consiste no uso simultâneo de duas gavetas – interligadas por meio de cabos de fibra ótica – as quais perfazem uma capacidade total de 20 terabytes.

O objetivo principal do equipamento é garantir espaço suficiente para que TJAC continue com o projeto de virtualização das unidades judiciárias. Como nas varas virtuais não há o uso de papel, as informações processuais passam a ser armazenadas em meio eletrônico, e armazenadas em plataforma digital.

O Diretor de Tecnologia da Informação do TJAC, Roberto Romanholo, explicou o funcionamento do novo sistema. “Esse é um equipamento ultramoderno, que irá suprir a nossa necessidade de virtualização dos processos. Atualmente nosso sistema de armazenamento possui 300 gigas de capacidade de banco de dados. Com o Storage, teremos dez vezes mais área de armazenamento do que o nosso equipamento atual. Isso vai nos garantir espaço suficiente para os próximos cinco anos e possibilidade de virtualizar todas as unidades possíveis”, afirmou.

Roberto Romanholo destacou ainda que o sistema é estável, seguro, livre de falhas e problemas, como queda de energia ou curto-circuito. O novo sistema proporcionará maior flexibilidade, uma vez que cabos e dispositivos de armazenamento não precisam ser movidos fisicamente para mudar o armazenamento de um servidor para outro, por exemplo.

O Storage irá concentrar toda a base de dados do Tribunal de Justiça Acreano: o Malote, E-mail, VMware, GED e SAJ serão os primeiros a serem migrados para o novo sistema.

O equipamento já foi instalado, a equipe de informática já foi treinada e está testando os sistemas armazenados, para que em breve ele seja utilizado.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.