TJAC inicia estudos para implementação de parque ecológico em Área de Proteção Ambiental (APA)

Ideia é oferecer educação ambiental, atividades de qualidade de vida e lazer a magistrados e servidores, e à comunidade em geral.

A Área de Proteção Ambiental (APA), cedida recentemente pelo Governo do Estado ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), começou a ser estudada para se transformar em um parque ambiental. Com oito hectares, a área fica situada ao lado da Sede Administrativa do Poder Judiciário. O projeto, estipulado em médio prazo, é um dos principais da atual gestão no âmbito de bem-estar de todo o quadro funcional do Tribunal de Justiça Acreano.

A ideia é levar qualidade de vida, em área de lazer, tanto aos magistrados e servidores, quanto para a comunidade em geral, principalmente à população das adjacências do Tribunal, e servidores de órgãos localizados em torno da Sede. O local será projetado também para favorecer estudos de pesquisas a docentes e acadêmicos.

A iniciativa é da Presidência, e desenvolvido pela Gerência da Qualidade de Vida (Gevid), que, além de oferecer serviços ligados à saúde, passou a tratar sobre assuntos relacionados ao meio ambiente para interligar as duas especialidades e promover, primordialmente, novas ações dentro Poder Judiciário Acreano.

A ideia, segundo a equipe responsável, é desenvolver no local educação ambiental, trilhas ecológicas, estrutura para informação sobre as atividades, pesquisas acadêmicas, apicultura de abelhas sem ferrão, atividades esportivas como tirolesa, entre outras.

Recentemente, engenheiros agrônomos da Gevid e membros do Pelotão Ambiental visitaram o espaço para averiguar a situação do igarapé, que passa na área onde será construído o parque, e estudaram ainda as espécies florestais e fauna.

Órgãos e entidades ambientais estão sendo visitados no intuito de parcerias serem firmadas para a execução do projeto. A expectativa é que, até o final deste ano, as obras já sejam iniciadas no local.

O WWF, a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Pelotão Florestal já sinalizaram cooperar com o TJAC para a execução do parque.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.