Servidores do Judiciário concluem treinamento em Gestão de Projetos

Na última sexta-feira (08) ocorreu o encerramento do curso de treinamento para criação do Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos. As atividades relacionadas à capacitação foram desenvolvidas na sede do Centro de Capacitação dos Servidores do Poder Judiciário (CECAP).

O curso reuniu os 10 servidores classificados na primeira fase da seleção para criação do GT, escolhidos pelo Comitê Gestor do Planejamento Estratégico do TJAC, que é presidido pelo Desembargador Adair Longuini, Vice-Presidente do Tribunal.

"A importância do treinamento é a valorização dada ao banco de talentos existente no Tribunal de Justiça. Trata-se de um mecanismo para selecionar aqueles que possuem mais habilidades para determinados tipos de atividades, e o Poder Judiciário só tem a ganhar com isso", disse José Carlos Martins Júnior, Assessor-Chefe do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica.

Esta é a primeira vez que ocorre um recrutamento deste porte no âmbito do Judiciário Acreano. Com carga-horária de 40 horas, o curso teve início no dia 27 e perdurou por duas semanas. Com o término do treinamento, alguns dos participantes serão convocados para integrar o Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos, a ser criado em breve pelo Tribunal.

Para o servidor Idalécio Galvão, um dos participantes da capacitação, a gestão de projetos é a melhor ferramenta de apoio ao gestor público, “pois proporciona orientação, efetividade e objetividade para atingir as metas; possibilita uma visão clara e transparente dos trabalhos a serem desenvolvidos, agregando novos relacionamentos; enfim, uma dinâmica que proporciona à sociedade os melhores serviços, o que lhe é de direito".

O mais importante, para o servidor Isaac Ronaltti, "é a mudança de cultura organizacional no Poder Judiciário de um modo geral. O choque de gestão que está sendo provocado por influência do Conselho Nacional de Justiça faz com que o Judiciário saia da posição cômoda e reavalie seus procedimentos, integrando magistrados e servidores em torno de um planejamento estratégico coletivamente construído”.

Segundo a servidora Ana Lúcia Cunha, chefe da Seção de Acervo Bibliográfico e Arquivos, "o aproveitamento foi total, porque o foco do treinamento foi direcionado para as necessidades da sociedade".

"O grupo realmente se empenhou para aproveitar ao máximo o treinamento, e o mais importante foi a interação de todos na apresentação de projetos. No decorrer das atividades, era nítida a preocupação de todos em colaborar, em contribuir com a instituição", avaliou a servidora Ana Poerch, da Diretoria Geral.

Na ocasião de encerramento do curso, houve a entrega de certificados aos participantes. Atuou como facilitadora do treinamento a economista Vera Gurgel, especialista em Comunicação, Metodologia, Planejamento Regional, Capacitação de Recursos Humanos e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

  

  

 

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.