Outubro Rosa: Sede do TJAC ganha iluminação especial em campanha contra o câncer de mama

Proposta é reforçar a campanha Outubro Rosa e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce.

A Sede Administrativa do Tribunal de Justiça do Acre assumiu uma paisagem cintilante na noite dessa quinta-feira (22). De perto ou de longe, os olhos dos que atinarem a mudança contemplarão o prédio iluminado em cor de rosa. A proposta é reforçar a campanha Outubro Rosa – à qual a instituição aderiu desde o primeiro dia deste mês -, e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

iluminacao_outubro_rosa_tjac_1

“A Administração do Tribunal é sensível e apoia integralmente esta mobilização, que é uma referência mundial no combate a essa enfermidade tão maléfica. Somos o primeiro prédio público do Estado que se veste de rosa para iluminar e alertar as mulheres sobre esse cuidado, que pode salvar tantas vidas”, destacou a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim.

O tom rosa representa a união dos povos pela saúde feminina, de acordo com o Ministério da Saúde. A cor remete ao laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O ato de iluminar de rosa a Sede do TJAC também é uma forma de se comunicar com a população, de maneira que a leitura visual é expandida e pode ser assimilada de vários lugares ao mesmo tempo.

A idéia foi concebida pela Presidência e colocada em prática pela Diretoria de Logística do Tribunal.

iluminacao_outubro_rosa_tjac_2

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer da mama ainda é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com pesquisa do Instituto e do Ministério da Saúde, a estimativa para o biênio 2014/2015 é de 57.120 casos de câncer de mama no Brasil.

A adesão à campanha é mundial e são realizadas várias ações para incentivar o diagnóstico precoce. A intenção é incentivar a participação da sociedade, além de empresas e organizações públicas e privadas.

O Portal oficial do TJAC (www.tjac.jus.br), a Intranet e suas páginas nas redes sociais (Twitter e Facebook) também estão na cor rosa durante todo este mês.

Histórico

Outubro Rosa é um movimento popular realizado em todo o mundo. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama que está simbolizado por meio da imagem do laço, que lembra a luta contra o câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.