Orquestra Filarmônica do Acre se apresenta no Centro Cultural do TJAC

A Orquestra Filarmônica do Acre, sob regência do maestro Romualdo Medeiros, pela primeira vez se apresentará no próximo dia 29, sábado, a partir das 20 horas, no Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre.

Formada há 14 anos, a Orquestra Filarmônica do Acre desenvolve um trabalho pioneiro de difusão da música erudita no Estado.

A apresentação no Centro Cultural do TJAC faz parte de uma programação especial da Orquestra, que tem passado por alguns espaços culturais da cidade de Rio Branco, com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Educação, Fundação de Cultura Elias Mansour, Escola Acreana de Música, Escola Musicalizar e Universidade Federal do Acre.

A atividade, aberta à comunidade, é inteiramente gratuita. Na apresentação de sábado serão executados os seguintes temas: I) Brahms, Akademische Festouvertüre; II) Ludwig Van Beethoven, Symphonie Nr. 8 F-dur; II) Calvin Custer, Star Trek – Through The Years.

A Orquestra

A Orquestra Filarmônica do Acre (OFAC) existe há 14 anos e é fruto dos trabalhos de musicalização da Escola Musicalizar junto aos jovens de comunidade carentes de Rio Branco, com recursos do Ministério do Trabalho/FAT e, posteriormente, do Fundo de Apoio à Orquestra.

Atualmente vem contando com apoio financeiro do Governo do Estado para a manutenção básica da Orquestra através de convênio com Secretaria Estadual de Educação (SEE) e a Fundação Elias Mansour (FEM).

Acima de tudo, a Orquestra Filarmônica do Acre é resultado o esforço diário dos seus músicos e do idealismo da equipe técnica da Musicalizar, que superam as dificuldades para manter vivo os sons mágicos e envolventes de um grupo musical que resiste ao modismo e se mantém fiel aos seus princípios de difundir a música dos grandes mestres no Acre.

O Maestro

O maestro da Filarmônica do Acre é Romualdo Silva Medeiros, natural de Recife (PE). Ele é Licenciado em Música (1988) e Bacharel em Violão (1990) pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Estudou Regência Orquestral com os maestros Osmar Gioia (Sinfônica da Cidade de Recife) e Osvaldo Ferreira (Sinfônica da Cidade do Algarve, em Portugal). Atualmente é professor do Curso de Música da Universidade Federal do Acre, onde ministra as disciplinas de Regência, Prática de Conjunto e Violão.

Palácio da Justiça – Centro Cultural do TJAC


Rua Benjamin Constant, nº 277, Centro. Rio Branco-AC.
 
(68) 3211.5357 – 3211.5560 – palaciodajustica@tjac.jus.br

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.