‘Caso Baiano’: Trabalhos do segundo dia de julgamento são encerrados após interrogatório dos réus

Durante a tarde desta terça-feira (22) os jurados assistiram ao interrogatório dos acusados Hildebrando Pascoal, Adão Libório e Alex Fernandes, que se declararam inocentes da acusação de assassinar o mecânico Agilson Firmino dos Santos, o “Baiano”, em setembro de 1996.

Após essa fase, estava prevista a realização de uma acareação, a pedido da defesa, entre as testemunhas José Alves da Costa, o "Zé Eloy", Bosco Fuad Ayache, Ronaldo Romero e Raimundo Sampaio, o "Raimundinho". No entanto, a acareação foi cancelada e o Juiz Leandro Gross, às 18h, decidiu suspender os trabalhos desta terça e retomar o julgamento a partir das 8h de quarta-feira (23).

Os trabalhos iniciarão amanhã com a realização da fase de debates entre a acusação e a defesa. O Juiz avaliou que o reinício dos trabalhos pela manhã garantirá que os debates orais não sofram longas interrupções, algo que poderia acarretar prejuízos para a compreensão da linha de raciocínio das partes.

Em agosto deste ano (Diário da Justiça Eletrônico de 25.08.2009, fls. 27 e 28) o Juiz que preside o Conselho de Sentença responsável pelo julgamento do caso concedeu tempo para a defesa individual oral dos acusados.

Contra a decisão do magistrado, o Ministério Público Estadual chegou a impetrar mandado de segurança com pedido de liminar, o que foi indeferido pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, a partir de despacho do Desembargador Feliciano Vasconcelos, Membro-Presidente da Câmara.

Desse modo, cada um dos três advogados de defesa terá direito a 1h30min para se pronunciar, totalizando 6h. Ao Ministério Público, que formulará a acusação, o magistrado concedeu tempo igual. Em caso de réplica e tréplica, ficou definido o prazo individual de uma hora.

Assim, a sessão de julgamento que reinicia suas atividades às 8h desta quarta (23) está prevista para terminar na madrugada de quinta-feira (24).

Veja a galeria de imagens da sessão de julgamento.

Leia mais:

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 22/09/2009