Sessão do Tribunal Pleno Jurisdicional: Crianças da rede municipal de ensino são recebidas por desembargadores

Atividade faz parte da 2ª fase do Projeto Justiça e Cidadania na Escola, instituído em 2012 no âmbito do Judiciário Acreano.

Olhares curiosos, timidez e sorrisos marcaram a visita de 28 alunos do 5º ano da Escola Municipal Theodolina Falcão Macedo à Corte de Justiça Acreana, na manhã desta quarta-feira (12), durante sessão ordinária do Tribunal Pleno Administrativo. Trazer alunos para conhecer a estrutura e funcionamento de algumas unidades do Poder Judiciário faz parte da 2ª fase do Projeto Cidadania e Justiça na Escola.

visita_escola_pleno_tjac_ago15_1

Até o dia 11 de setembro deste ano, as 13 escolas municipais (Capital) que participam do Projeto estarão visitando o Fórum Barão do Rio Branco, o Palácio da Justiça, a sede do Tribunal e a Escola do Poder Judiciário (Esjud). As visitas acontecerão três vezes por semana, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Antes de conhecerem o Tribunal Pleno, quando foi possível ver de perto o trabalho dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), os alunos da escola Theodolina Falcão tinham visitado o Fórum Barão do Rio Branco, o Palácio da Justiça e assistido a uma palestra sobre cidadania e justiça, ministrada pelos juízes de Direito Anastácio Menezes e Olívia Ribeiro.

O estudante Lucas Ferreira, de 11 anos, fez questão de declarar a felicidade por conhecer os órgãos de Justiça e agradeceu pela oportunidade. “Esse trabalho é muito importante para o Brasil e Acre e espero que quando eu crescer eu seja um advogado, para fazer algo de importante pelo Acre. Quero dizer obrigado, porque o Acre só é assim por causa desses juízes, promotores e advogados”.

visita_escola_pleno_tjac_ago15_8

Já o aluno Vitor Maiko, de 10 anos, que timidamente revelou a vontade de ser juiz, falou sobre o aprendizado adquirido com a visita: “eu achei legal, foi um aprendizado saber sobre as coisas que acontecem nos Tribunais”.

visita_escola_pleno_tjac_ago15_9

Selma Gama, da equipe de coordenação da escola Theodolina Falcão Madedo que veio acompanhando os alunos, elogiou a iniciativa do Projeto. “As crianças que participam acham muito importante e já mudaram o comportamento tanto em casa como na escola, respeitando os colegas. E a visita dos alunos ao Tribunal vira o comentário na escola. Os alunos acham muito importante conhecer a atuação da Justiça”.

Implantado em 2012 no âmbito do Poder Judiciário Acreano, o Projeto Cidadania e Justiça, em sua 4ª edição, acontece em três fases: na 1ª fase, são os magistrados que visitam as escolas e conversam com os alunos; na 2ª, os estudantes visitam os Órgãos de Justiça e a ultima fase é a produção cultural, na qual os alunos fazem um desenho ou uma redação sobre o projeto e o melhor trabalho é premiado.

Conhecendo o Tribunal Pleno

Os estudantes entraram em fila e tentando fazer o máximo de silêncio para não atrapalha a sessão, mas, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cezarinete Angelim, logo pediu licença para interromper o trabalho e registrar a presença da escola, ressaltando a importância do projeto para “o desenvolvimento de um Brasil mais justo e fraterno”. A desembargadora-presidente disse ainda que “a presença da escola com os alunos no Tribunal é muito prazerosa, apesar da formalidade da sessão, é uma alegria enorme estar com vocês que são o futuro da Nação”.

Após a fala da desembargadora, Cezarinete Angelim, outros membros da Corte também disseram palavras de incentivo aos alunos e parabenizaram o TJAC e a Esjud pela iniciativa. Para registrar o momento, o desembargador Samoel Evangelista pediu aos seus pares que tirassem uma foto com as crianças, antes do prosseguimento da sessão. Enquanto todos se posicionavam, a desembargadora Cezarinete Angelim cumprimentou de forma individual as crianças. Por fim todos posaram para a fotografia que gravou o encontro daqueles pequenos com os desembargadores acreanos.

visita_escola_pleno_tjac_ago15_2

Para finalizar a visita, a servidora Teresinha Dourado, integrante da equipe do Judiciário que desenvolve o projeto, levou os alunos para a Esjud, onde eles ganharam um lanche e assistiram a um vídeo sobre cidadania e direitos.

visita_escola_pleno_tjac_ago15_4

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.