Projeto Cidadania e Justiça na Escola chega a mais três municípios do Acre

Em agenda no Juruá, administração do TJAC e CIJ lançam a iniciativa em escolas de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves com distribuição de cartilhas e diálogo com estudantes

Os olhares curiosos direcionados com atenção cada fala, a curiosidade ao folhear a cartilha e o entusiasmo ao mencionar a profissão que querem seguir. Esses são comportamentos comuns em todas as escolas nas quais o projeto Cidadania e Justiça na Escola chega. Nesta segunda-feira, 19, a iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) alcançou escolas dos município de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. 

O projeto que tem à frente a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), atua com a educação como principal aliada, entendendo que ela é a ferramenta fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados em uma sociedade. Nesse sentido, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari e a coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro, realizaram o lançamento do projeto no Juruá, na companhia também do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e do diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes. 

Em Porto Walter, o projeto foi lançado na escola Dulcilene Barbary, contemplando a escola Manoel Correia de Paiva. Em Cruzeiro do Sul a Escola São José recebeu a equipe do TJAC e os representantes das escolas Divina Providência e Cristão Cruzeiro, que também foram contempladas com a iniciativa. Em Rodrigues Alves o lançamento aconteceu na escola Pedro de Melo Correia, contemplando ainda a escola Julia Maria Santana Amorim. 

 

 

Na primeira agenda, em Porto Walter, participaram também do lançamento o juiz de Direito designado para atender o município, Erik Farhat, o promotor de Justiça, Ildo Maximiano, o prefeito César Andrade, e o deputado Federal Zezinho Barbary. Em Cruzeiro do Sul, os magistrados Flávio Mariano Mundim, Adamárcia Machado, Mateus Santini, Rosilene Santana e Gláucia Gomes prestigiaram o evento. Os parceiros também foram representados pelo promotor de Justiça, Leonardo Honorato e o defensor público, Diego Luiz. Já em Rodrigues Alves, o lançamento contou com a participação da magistrada, Marielen Zuh, da promotora de Justiça Manuela Canuto, e da representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), a advogada Glaciaele Leardine.

 

 

A presidente do TJAC agradeceu aos parceiros, em especial, aos diretores e professores de cada escola, que possibilitam a realização das atividades aos alunos de 5ª série, com a distribuição de cartilhas, palestras e um concurso de redação. Desembargadora Regina Ferrari também agradeceu aos magistrados que realizam as atividades nos municípios, e aos promotores e defensores que contribuem com palestras.

A coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro falou sobre a importância da iniciativa. “O projeto visa fortalecer a cultura da paz nas escolas, trazendo informações e orientações para essas crianças, repassando valores de direitos e deveres, o que é cidadania. Elas são nosso futuro”, ressaltou. 

O diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, também usou o espaço para conversar com os estudantes, falou cobre o cuidado e alerta que todos devem ter quanto as drogas e a importância de sonharem e buscarem, por meio do estudo, realizarem seus sonhos. 

O deputado Federal Zezinho Barbary parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre junto aos parceiros e colocou o mandato à disposição para contribuir com o projeto que, segundo ele, é fundamental por levar conhecimento às crianças, contribuindo para a formação e futuro delas.

A diretora da Escola São José, Rosa Mônica Souza da Silva, agradeceu e parabenizou pelo projeto. “Pra nós foi um presente receber a notícia e participar desse projeto. A cidadania não é tão fácil de ser conquistada, e o aluno vai aprender dentro da escola, a mesma coisa com relação a Justiça. E eu sei que nossos pequenos vão sair com a noção perfeita do que é cidadania e justiça”, finalizou.

 

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.