Homem acusado de matar ex-companheira é condenado em Júri popular

Por maioria, jurados da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Assessoria Militar da Comarca de Rio Branco entenderam que réu é culpado pela prática do crime de homicídio qualificado

Depois de quase três dias de trabalhos, marcados por duros embates entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco proclamou na tarde desta quinta-feira, 16, o veredicto de homem denunciado pela prática do crime de homicídio qualificado contra a ex-companheira.

Os jurados entenderam que o denunciado é culpado pelas acusações apresentadas pelo Ministério Público, impondo-se, por consequência, sua responsabilização criminal. Às 15h11min, o juiz de Direito titular da unidade judiciária, Alesson Braz, deu início à leitura da sentença, que condena o réu a mais de 30 anos de prisão, em regime inicial fechado.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime teria sido cometido no dia 09 de julho de 2021, no bairro Nova Estação, sendo que o réu teria agido: com a intenção de matar (animus necandi), por motivo torpe, contra mulher pela condição de sexo feminino (feminicídio), mediante asfixia e com utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Segundo a representação criminal, a vítima seria a ex-companheira do denunciado, Adriana da Costa Paulichen. O réu, conforme o MP, teria desferido várias facadas nas costas da vítima, passando, em seguida, a sufocá-la com um golpe de ‘mata-leão’ para se certificar de que realmente morreria.

A prisão em flagrante foi convertida em custódia preventiva, em sede de audiência de apresentação de réu preso à Justiça. A medida cautelar foi mantida desde então para garantia da ordem pública.

Conselho de Sentença

Por maioria, os jurados do Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Assessoria Militar consideraram o réu culpado pelo crime de homicídio qualificado, devendo ser, dessa forma, punido pela conduta, na forma da lei.

O Conselho de Sentença entendeu que foram comprovadas durante a instrução processual as qualificadoras de motivo torpe,  crime de homicídio cometido contra mulher pela condição de sexo feminino (feminicídio) e utilização de recurso que dificultou/impossibilitou a defesa da vítima, as quais autorizaram a aplicação de pena mais severa em desfavor do denunciado.

Ao fixar a pena em 31 anos de prisão, em regime inicial fechado, o juiz de Direito Alesson Braz considerou, entre outros fatores, a culpabilidade acentuada do réu e o fato do crime ter sido cometido na presença do filho do casal (o que foi utilizado como causa de aumento da pena). 

Considerações e chamamento à imprensa 

Antes de anunciar a sentença, o juiz de Direito Alesson Braz fez algumas considerações sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres, afirmando que o ditado popular que diz que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” não poderia ser mais decadente, ultrapassado.

O magistrado assinalou que a violência contra a mulher não começa pelo feminicídio, mas por hostilidades como um empurrão, um tapa, que depois evoluem para agressões piores, sendo, portanto, imprescindível que testemunhas desse tipo de conduta não tenham receio de denunciar aquilo que presenciaram (ou sabem) por meio de um dos canais existentes, como o 190 (Polícia Militar) ou o Disque Direitos Humanos (Disque 100), que permitem, inclusive, a denúncia anônima.

“Tem que meter a colher, sim, tem que falar, sim, tem que denunciar pra evitar que chegue até aqui (quando já há, no mínimo, uma tentativa de homicídio)”, disse Alesson Braz, conclamando os veículos de imprensa a divulgarem os canais de denúncia.

A sessão de julgamento foi encerrada pelo magistrado titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Assessoria Militar da Comarca de Rio Branco às 15h22min.

 

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.