Justiça estabelece medida educativa para auxiliar detento a superar dependência psicoativa

Cumprimento das determinações da Lei Antitóxicos protege a saúde pública.

O Juizado Especial Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul determinou que um socioeducando frequente 12 reuniões da Pastoral da Sobriedade. O réu foi flagrado com um depósito de droga para consumo próprio dentro de unidade penitenciária, infringindo o artigo 28 da Lei n° 11.343/2006.

Segundo os autos, ele foi preso preventivamente em julho de 2018, após busca e apreensão em sua casa, durante a Operação Ilha Grande. Na denúncia, consta o flagrante de arma de fogo e munições em desacordo com a determinação legal e envolvimento com organização criminosa. Contudo, seu processo ainda está em tramitação e não foi julgado.

A sanção estabelecida neste momento tem o caráter educativo de auxilia-lo na recuperação da dependência química e na mudança comportamental. As reuniões desse programa são realizadas na própria Unidade de Recuperação Social Manoel Neri da Silva, a qual se encontra recluso, e o ciclo terapêutico se completa exatamente em 12 reuniões.

A defesa do réu requereu a aplicação do Princípio da Insignificância para livra-lo de qualquer punição, o que não foi acatado pela juíza de Direito Adamarcia Machado, titular da unidade judiciária. A magistrada enfatizou que o delito cometido pelo presidiário desencadeia outras condutas ilegais, além da manutenção do vício e dependência.

 “O réu sabia que sua atitude era ilegal, agiu dolosamente e no momento da ação tinha condição de atuar diversamente, mas não o fez”, prolatou. A sentença foi publicada na edição n° 6.76 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 25), da última quinta-feira (17).

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.