Outubro Rosa: Presidência e Corregedoria intensificam campanha contra o câncer de mama

Portal oficial do Tribunal, Intranet e suas páginas nas redes sociais (Twitter e Facebook) integram adesão à mobilização mundial.

O Tribunal de Justiça do Acre aderiu mais uma vez ao Outubro Rosa desde o início do mês. Nesta sexta-feira (13), a equipe da Corregedoria Geral da Justiça intensificou a adesão à campanha, vestindo literalmente a cor que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Portal oficial do TJAC (www.tjac.jus.br), a Intranet e suas páginas nas redes sociais (Twitter e Facebook) também seguem cor-de-rosa, e com o laço símbolo da ação.

A Presidência do TJAC também tem levado a mensagem de incentivo à participação da sociedade e do público interno da Instituição. “É preciso difundir a conscientização da população, e também de magistradas, servidoras e colaboradoras sobre a importância de se prevenir esse mal que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. Os homens também podem ajudar, divulgando, encorajando e apoiando”, ressaltou a desembargadora-presidente Denise Bonfim.

A corregedora geral da Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro, fez questão de se fazer presente no registro fotográfico com toda a equipe de trabalho, o qual documenta a reflexão coletiva sobre o tema.

“Temos de fazer a nossa parte, ampliar esse engajamento à campanha, que pode poupar tantas vidas, já que os exames e diagnóstico precoces previnem a doença e, até, aumentam consideravelmente as chances de cura nos casos em que há a manifestação. Temos de fortalecer juntos essa iniciativa”, destacou.

Já a servidora Alessandra Araújo, que atua na Corregedoria, frisou que “por meio de pequenas atitudes podemos fazer a diferença, pois a conscientização compartilhada fortalece o Outubro Rosa”. “Todos precisam abraçar essa causa”, finalizou.

Números e realidade

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.

No ano de 2016, estimativas dão conta de 57.960 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100.000 mulheres.

Ainda conforme o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com média de 13 óbitos/100.000 mulheres.

A adesão à campanha é mundial e são realizadas várias ações para incentivar o diagnóstico precoce. A intenção é incentivar a participação da sociedade, além de empresas e organizações públicas e privadas.

Histórico

Outubro Rosa é um movimento popular realizado em todo o mundo. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama que está simbolizado por meio da imagem do laço, que lembra a luta contra o câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.