TJAC lança com êxito a Semana “Novembro Azul” de prevenção ao câncer de próstata

Objetivo é conscientizar homens de todas as idades acerca da importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames de saúde masculinos.

Com o objetivo de conscientizar homens de todas as idades acerca da importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames de saúde masculinos, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu início, nesta segunda-feira (21), à Semana “Novembro Azul” de prevenção do câncer de próstata. Nos balões azulados, que sintetizavam a mensagem da atenção e da prevenção; na decoração especial; nos acordes afinados do Coral da Instituição; nas atividades voltadas ao cuidado. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes e com o carinho de quem se importa, preocupa e trabalha para o bem comum.

A ação, realizada por meio do Programa “Qualidade de Vida” do TJAC, foi lançada no Palácio da Justiça pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, na presença de juízes de Direito, diretores, assessores, servidores e colaboradores do Poder Judiciário Estadual.

palacio_novembro_azul

“A campanha Novembro Azul – que abraçamos desde o início do mês com a iluminação do prédio sede do tribunal e também deste Palácio da Justiça -, vai ao encontro da filosofia de trabalho que adotamos desde o início da gestão: a humanização, a alteridade (olhar o outro na sua integralidade), a solidariedade e a justiça fraterna. Não menos importante, a busca permanente pela qualidade de vida, bem-estar e saúde de magistrados e servidores”, assinalou a presidente do TJAC.

novembro_azul_2016_tjac_17

Representando a magistratura estadual estiveram presentes os juízes de Direito Élcio Sabo (3ª Vara da Família da Comarca de Rio Branco), Raimundo Nonato (3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco), Olívia Ribeiro (5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco), bem como a juíza auxiliar da presidência do TJAC, Mirla Regina (3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco).

“O intuito é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. toda essa programação que elaboramos, voltada à prevenção, bem-estar e saúde não só do homem, mas das famílias, é uma demonstração da nossa missão de cuidar e servir, de coração pra coração“, completou Cezarinete Angelim.

novembro_azul_2016_tjac_18

A programação

A vasta programação incluiu atividades como testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, orientações de saúde, e até serviço gratuito de engraxate. Também a participação da servidora Elaine Cristina, que cantou músicas, acompanhada pelo músico João Marcos (Jhonny Cineasta).

Mas coube ao Coral do Judiciário, o momento o ponto alto do evento, com a execução de um set de canções de Roberto Carlos em homenagem aos servidores da Justiça Estadual, incluindo “Meu Querido, Meu Velho Meu Amigo” e “O Homem”. Não foi por acaso que o público participou ativamente da apresentação, retribuindo com palmas a bela homenagem.

Vernissage – Talento da Casa

Todos foram convidados para conhecer o vernissage fruto da ‘Oficina da Cor’, mais uma atividade desenvolvida Presidência do Tribunal de Justiça Acreano, voltada não apenas à qualidade de vida e ao bem-estar de magistrados e servidores, mas também com vistas a harmonizar as pessoas em suas relações no trabalho e despertar a criatividade latente que é inata em todo ser humano. Assim, a ação preconiza o cuidado, respeito, saúde e humanização no âmbito do Judiciário Acreano.

A experiência artística pode intensificar a expressão de vivências, bem como incrementar a conscientização do sensorial e do equilíbrio estético; possibilitar a mobilização de pulsões reprimidas, e facilitar uma vida psicológica mais livre. Nesse sentido, imagens de transformação e mudanças representadas nas criações artísticas darão expressão à função reparadora no decurso do processo criativo.

Também é preciso considerar que a sociedade atual encontra-se extremamente estressada e que as relações humanas e familiares vivem momentos de muita tensão e desgastes psíquico e mental.

Os quadros expostos são das juízas de Direito Maha Manasfi, Zenice Mota, Maria Rosinete, e de vários servidores do Judiciário.

Sobre a campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.