Dia Nacional do Estagiário: Atual gestão do Tribunal investe e valoriza colaboradores da Justiça

Administração do TJAC já abriu em menos de um ano e meio 69 editais de processo seletivo e convocou mais de 500 estagiários para atuar na Instituição.

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Estagiário (18 de agosto), o Tribunal de Justiça do Acre tem motivos de sobra para comemorar e reconhecer o trabalho desses colaboradores do Judiciário Estadual. Atuando de maneira direta na formação profissional de acadêmicos das mais diversas áreas, a atual gestão abriu diversas vagas para Comarcas da Capital e do interior do Estado, destinadas a estudantes do Nível Superior.

Foram 69 editais de abertura de processos seletivos nessa área em apenas um ano e meio. No ano de 2015, por exemplo, foram convocados 393 e, em 2016, mais 94 foram chamados, com previsão para se convocar ainda mais 42 estudantes. Desse modo, no total 529 acadêmicos passam a integrar a área pessoal da Instituição.

A Presidência do TJAC avalia o estágio como algo essencial a toda gestão, uma troca mútua de interesses, onde o estagiário adquire conhecimento e a administração ganha reforço de pessoal. “Dedicação é o segredo. O estagiário dedicado pode inclusive se tornar um futuro profissional de excelência, dependendo do seu esforço e da sua vontade de aprender. Para nós do Poder Judiciário Acreano é uma grande honra servir de canal de conhecimento para jovens acadêmicos sedentos de experiência profissional”, disse Cezarinete Angelim.

No Decreto n° 87.497 de 18 de agosto de 1982, que deu origem ao Dia do Estagiário, está dito que a experiência é um procedimento didático-pedagógico, o qual deverá proporcionar aos estudantes o desempenho de atividades de “aprendizagem social, profissional e cultural”.

Gerando oportunidades

Oportunidade que é oferecida no âmbito da Justiça Acreana, como afirma Talita de Almeida, estagiária da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes). “Acabamos conhecendo muitas pessoas que mais para frente talvez possam nos encaminhar, que possam nos ajudar, além de fazer amigos. O estágio é um processo fundamental da vida do estudante para poder chegar à carreira profissional”.

estagiarios_tjac_3

Atualmente existem 312 estagiários atuando no Poder Judiciário Acreano, sendo que a maior concentração está em Rio Branco 232 e o restante no interior. Cristiano Tavares, que está trabalhando na Direção e Distribuição do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, também ressalta a importância do processo e o desejo e voltar como servidor do quadro, “É de grande importância para minha vida profissional, aqui já podemos abrir nossos olhos para o futuro e se preparar para, quem sabe, um cargo efetivo como servidor do da Justiça”.

Do Estágio para cargo efetivo

Cristiano não é o único que almeja terminar o estágio e tentar retornar em um cargo efetivo. Victor Baldan, estagiário da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), conta que dentro do Tribunal de Justiça pode aprender e descobrir a paixão pelo Direito. “As pessoas aqui são maravilhosas, a estrutura é espetacular, o que eu aprendi aqui é o que vou levar para o resto da minha vida. Tive contato com público de uma forma extraordinária. O Tribunal de Justiça me deu outra visão acerca do quero fazer e do que quero ser, acabei criando paixão pelo Direito”.

estagiarios_tjac_2

Com dedicação é possível terminar o estágio e tentar o concurso público para integrar o quadro de servidores efetivos da Instituição. Assim fez a servidora Renata de Faria, atualmente lotada na Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco. Ela conta que sempre teve vontade de trabalhar no Tribunal, tanto que depois de estagiária foi conciliadora, e ainda pretende tentar a magistratura.

“Eu sempre quis trabalhar no Tribunal de Justiça. E ainda pretendo fazer concursos para cargos mais altos dentro do Tribunal, como magistratura. Aqui é um ótimo lugar para trabalhar, tanto no quesito pessoal, quanto a estrutura física. Reconheço também o esforço da atual Administração em melhorar a qualidade de vida do servidor. Primeiro em razão da implementação da GAR e dos auxílios e PCCR. Segundo, a estrutura ótima do nosso restaurante. Comida acessível, bem como de muita qualidade”, afirma Renata.

estagiarios_tjac_4

Estágio no TJAC

Podem participar dos processos seletivos para estagiários no TJAC, alunos das faculdades ou universidades que firmaram convênio com a instituição, que são: UFAC, FAAO, Ieval, Uninorte,  Iesacre, Unopar, Uniseb COC, UNIP, IFAC e Fameta.

Caso o acadêmico seja aprovado e preencha os requisitos estabelecidos nos editais para poder atuar, ele receberá uma bolsa-auxílio, correspondente a um salário mínimo, mais auxílio-transporte, terá uma jornada de trabalho de quatro horas diárias, além de ser assegurando ao estudante férias de 30 dias, após um ano de estágio, além de acesso a Gerência de Qualidade de Vida dos Servidores do Poder Judiciário, com a livre utilização dos serviços ali prestados, como atendimento médico-odontológico, psicológico e fisioterapêutico.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.