TJAC abraça campanha de conscientização do autismo com atividade “Cinema Azul”

Evento foi marcado pela alegria e inclusão das crianças portadoras do transtorno, e vai ao encontro da alteridade e da humanização, prioridades da atual gestão.

O Tribunal de Justiça do Acre abraçou, através de uma parceria firmada com a Associação Família Azul, as atividades da “Semana de Conscientização do Autismo”, realizada pela entidade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da doença, comemorado no sábado (2 de abril).

cinema_azul_tjac_8

A iniciativa busca reafirmar a responsabilidade social do Poder Judiciário Estadual, que disponibilizou, dessa forma, em caráter especial, o espaço do Palácio da Justiça, Centro Cultural do Tribunal, para a exibição do filme infantil “Snoopy & Charlie Brown: Peanuts” a crianças portadoras do autismo e seus familiares.

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim fez questão de receber pessoalmente o público presente e expressou a satisfação da atual gestão em “integrar a causa justa e relevante” das famílias de crianças portadoras do autismo no Estado do Acre, que muitas vezes enfrentam desafios e lutas silenciosas no intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para os filhos.

cinema_azul_tjac_1

A iniciativa vai ao encontro da alteridade, defendida pela atual gestão, que é colocar-se no lugar do outro, além da humanização – desde o atendimento, passando pela prestação de serviços e na integração de agendas públicas que reforcem a cidadania e a busca pelo bem comum.

Por sua vez, o presidente da Associação Família Azul do Acre, Arthur Leite, agradeceu pela parceria e destacou a luta dos familiares contra “os preconceitos, dificuldades e ausência de serviços”, sendo que, nesse contexto, o apoio do Judiciário mostrou-se “uma grata surpresa”, principalmente porque os cinemas da cidade não demonstraram interesse em disponibilizar uma sessão infantil voltada exclusivamente para as crianças autistas.

Exatamente por esses motivos os pequenos que participaram da sessão de cinema no Palácio da Justiça tiveram direito a doces, pipocas e sucos, tudo com o objetivo de garantir um verdadeiro clima de matinê – e claro, muito sorrisos.

cinema_azul_tjac_6

Semana de Conscientização do Autismo

A programação oficial da Semana de Conscientização do Autismo é organizada pela Associação Família Azul do Acre, que reúne familiares de portadores da doença.

O evento de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), no Centro de Ensino Especial Dom Bosco, destinado ao atendimento de pessoas com necessidades especiais.

Já na manhã desta sexta-feira (1º), foi realizada uma passeata pelas principais ruas do centro de Rio Branco, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os desafios e lutas vividas pelos autistas e seus familiares.

No sábado (2), data em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, será realizada, no Shopping Via Verde, uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC), a qual deverá contar com uma participação especial do pequeno Yuri, que apesar das limitações que caracterizam o transtorno do autismo já foi capaz de desenvolver, aos 7 anos de idade, habilidades pessoais impressionantes – no caso dele, no instrumento musical que toca já há algum tempo – a bateria (instrumento de percussão).

O encerramento oficial da “Semana de Conscientização do Autismo” ocorrerá no domingo (3) com a realização de uma grande cicleata pelo centro da Capital acreana, outro evento planejado para marcar a luta pela conscientização da sociedade sobre o transtorno e suas especificidades.

Sobre o autismo e o Dia Mundial de Conscientização

O autismo acomete mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O transtorno é definido como um “distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo” (Wikipedia).

As causas são “hereditárias”, mas incluem também fatores ambientais, de acordo com pesquisadores da área médica, embora não haja ainda um “consenso” em relação a como estes motivos contribuiriam para o desenvolvimento do autismo.

No dia 18 de dezembro de 2007, a Organização da Nações Unidas (ONU) resolveu estabelecer o dia 2 de abril como “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. Desde então a data tem sido celebrada em todo mundo com a realização de atividades comemorativas por parte das sociedades civis organizadas e órgãos e entidades públicas e privadas com o intuito de chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de conscientização acerca do transtorno.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.