Especial: Gestão do TJAC avança na construção da nova sede dos Juizados Especiais

Obra será entregue neste ano com a máxima qualidade, segurança e conforto para os cidadãos, magistrados e servidores.

Aos poucos e cada vez mais, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre avança na construção da nova sede dos Juizados Especiais, localizada na Cidade da Justiça de Rio Branco. Após as fases de fundação, estrutura, concretagem de lajes, alvenarias etc, já é possível antever a aparência da obra, que celebrará um novo espaço para o exercício da cidadania.

cidade_da_justica_forum_civel_obra_tjac_1

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim tem feito visitas regulares ao local, a exemplo do que aconteceu na tarde dessa terça-feira (12), junto com diretores, e os responsáveis pela construção e fiscalização do empreendimento.

“Esta obra é destinada aos que mais precisam de acesso à Justiça, aos que são mais carentes e, que muitas vezes, recorrem aos Juizados como a última esperança para resolução de seus conflitos. Estamos trabalhando para garantir a máxima qualidade, segurança e conforto principalmente dos cidadãos, mas também dos magistrados e servidores”, destacou a presidente do TJAC.

cidade_da_justica_forum_civel_obra_tjac_5

Houve diversos investimentos e decisões administrativas, que visam assegurar a eficiência do resultado final da nova sede dos Juizados, a qual será entregue à comunidade ainda neste ano de 2016.

A Administração do TJAC contratou o Sistema Planejamento Real e Integrado (PRI), uma empresa consultiva, que tem o objetivo de prestar serviços de engenharia nas áreas de projetos, gerenciamento de obras e empreendimentos, planejamento e estudos técnicos em geral.

Reuniões técnicas com a Presidência do Tribunal, organização do cronograma, tratativas para promover melhorias na construção e alinhamento das etapas da obra civil, interlocução direta com as empresas e equipes de trabalho, participação ativa da Diretoria de Logística (Dilog) (também do Tribunal). Tudo isso contribuiu para que houvesse aceleração das obras, sem abrir mão de se exigir nível de excelência na condução do complexo arquitetônico.

A obra

Concebida como um dos principais e estratégicos projetos da atual gestão do TJAC, a nova sede dos Juizados Especiais terá na qualidade e na eficiência do serviço público dois importantes princípios, seguindo a tendência dos modernos centros urbanos. Nesse caso, o prédio terá uma área construída de sete mil metros quadrados, divididos em seis pavimentos destinados a abrigar os Juizados Especiais Cíveis e de Fazenda Pública, de Trânsito (Justiça Volante), além das Turmas Recursais.

Todas as atividades atinentes a essas áreas estarão concentrados espacialmente para melhor dinâmica de trabalho e consequente agilidade e praticidade aos que procuram os serviços judiciais.

O empreendimento trará também economia, pois permitirá a reunião de todos os serviços judiciários em um mesmo local, amplo e estruturado. Com facilidade de acesso e transporte, a comunidade forense e a população serão recebidas com maior conforto e terão um atendimento mais otimizado.

A nova sede dos Juizados irá beneficiar principalmente os cidadãos que batem à porta do Judiciário à procura da chamada tutela jurisdicional (resposta institucional com vistas à solução de conflitos). Além disso, magistrados e servidores do TJAC também serão beneficiados com instalações mais modernas, amplas, adequadas e seguras.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.