Segurança em dia: TJAC realiza simulação de emergência em prédio-sede

Simulação de vazamento de gás propano  fez parte do curso de formação de brigadistas do Judiciário Estadual.

O Tribunal de Justiça do Acre foi sede na última sexta-feira (2) de uma simulação de emergência, atividade (não anunciada) que fez parte do curso de formação de brigadistas realizado pela Escola do Poder Judiciário (Esjud) e a Assessoria Militar (Asmil) do Poder Judiciário Estadual.

treinamento_incendio_tjac_7

Durante o procedimento, que mobilizou centenas de servidores do período da tarde, além da equipe de brigadistas da Justiça Estadual, foi simulado um vazamento de gás propano (gás de cozinha) no interior do prédio sede do TJAC, colocando em teste a capacidade de mobilização dos serventuários em situações de emergência.

No decorrer da atividade, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, os participantes do curso de formação de brigadistas do TJAC puderam colocar em prática os ensinamentos recebidos durante as aulas práticas e teóricas, inclusive no manejo das mangueiras de incêndio, que foram direcionadas a um alvo hipotético nas proximidades do hall de entrada do prédio.

Para o técnico judiciário Santiago Queiroz, a atividade foi de grande valia, uma vez que serviu para disseminar – de maneira prática – conhecimentos fundamentais para o enfrentamento de situações de emergência, ao mesmo tempo em que também demonstrou a preocupação da atual gestão para com os servidores da Justiça Estadual.

“Em primeiro lugar, para que tenhamos noção do que fazer durante uma situação de risco; e em segundo lugar, para identificar os problemas que temos e também os acertos. A experiência foi extremamente positiva e mostrou a preocupação da Administração com o maior patrimônio do Tribunal, que são as pessoas”, ressaltou.

Manuseio de extintores

Após a simulação de vazamento de gás no prédio sede do TJAC, também foi realizada uma atividade à parte voltada exclusivamente aos alunos do curso de formação de brigadistas contemplando o correto manuseio de diferentes tipos de extintor.

A atividade é considerada de fundamental importância para o enfrentamento de ocorrências de incêndios, que por suas diferentes naturezas (relacionadas ao tipo de material que é queimado, como madeira, papel ou até mesmo gases e líquidos inflamáveis), demandam a utilização de tipos específicos de extintores.

O procedimento foi realizado em frente à Esjud, com o apoio dos brigadistas do TJAC e do Corpo Militar de Bombeiros do Acre.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.