Pelo fim da violência contra as mulheres: Tribunal realiza ações no interior do Estado

A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, lançada pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rio Branco, tem desenvolvido uma série de ações tanto na Capital quanto no interior do Estado.

Diversas Comarcas do interior do Acre têm participado das ações de enfrentamento à violência doméstica e famílias contra a mulher. Exemplo disso é a Comarca de Plácido de Castro, que realizou a segunda palestra sobre Violência Doméstica e Familiar, na tarde do último dia 28, na Pastoral da Criança da Igreja Católica do Bairro Thaumaturgo. O bairro, considerado um dos mais carentes do município, possui a maior incidência de casos de violência contra a mulher.

A palestra “Lei Maria da Penha simplificada”, ministrada pela assessora jurídica Eloá Marcondes, procurou exemplificar por meio de pequenas encenações os diversos tipos de violência (física, moral, sexual e psicológica) que podem ocorrer tanto no âmbito doméstico como familiar.

As mulheres que assistiram à palestra também foram informadas a respeito de como agir quando forem vítimas deste tipo de violência ou souberem de casos semelhantes que aconteçam na comunidade.

A palestra foi produtiva, pois esclareceu diversos procedimentos e pontos da Lei Maria da Penha. Além disso, ao término, algumas participantes narraram que já estiveram envolvidas, como vítimas ou testemunhas, em situações de violência doméstica e familiar.

A programação prossegue até o dia 10 de dezembro com a realização de palestras e audiências no município.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.