Projeto Cidadania e Justiça na Escola: TJAC realiza encerramento da edição 2014

O Tribunal de Justiça do Acre, através da Escola do Poder Judiciário (Esjud), realizou na manhã desta sexta-feira (28) o evento de encerramento da edição 2014 do projeto Cidadania e Justiça na Escola. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio da Justiça, Centro Cultural do Tribunal, e contou com a participação de diretores, professores e alunos de 14 instituições de ensino envolvidas com o projeto.

O evento foi conduzido pelo presidente do Tribunal, desembargador Roberto Barros. Compuseram a mesa de honra a coordenadora executiva do projeto, desembargadora Regina Ferrari; o presidente da Associação de Magistrados do Acre (Asmac), juiz Raimundo Nonato; a  presidente  da comissão da criança e do adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, Ozélia Reges; o vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, além do comandante da Polícia Militar do Estado do Acre, coronel José Anastácio.

A cerimônia teve início com a apresentação do Hino Nacional pelo coral Boca Feliz, da escola Anice Dib Jatene, acompanhado pela banda de música da Polícia Militar. Os alunos apresentaram ainda outras canções como “Canta coração” e “A paz”.

Após saudar os presentes, a desembargadora Regina Ferrari agradeceu a todos os parceiros do Cidadania e Justiça na Escola. “O nosso sentimento nessa manhã é de profunda gratidão às escolas que anuíram ao projeto, aos nossos parceiros, especialmente aos diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Também agradecemos aos servidores da Escola do Poder Judiciário e ao nosso diretor da escola, desembargador Francisco Djalma e à coordenadora geral do projeto, desembargadora Eva Evangelista”. A desembargadora agradeceu ainda o empenho de todos os magistrados envolvidos com o Projeto.

O desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Acre falou sobre a relevância do evento. “Hoje é um momento especial. Estamos encerrando a edição 2014 do projeto Cidadania e Justiça na Escola. A gente tem a oportunidade de defender uma maior proximidade do Judiciário com estas crianças, passando um pouco das noções de Direito, mas acima de tudo, contribuindo com a cidadania delas”.

Durante a ocasião houve a entrega de medalhas aos alunos premiados no Concurso de Redação. Elas tiveram de elaborar uma redação com o tema “Cidadania e Justiça na Escola”.

A estudante Isabel Silva de Almeida, 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Padre Peregrino, conquistou o 1º lugar dentre todas as redações e falou sobre o sentimento vivenciado ao receber o prêmio. “É uma emoção muito grande. Eu só tenho a agradecer a Deus e à minha tia por ter me ajudado e, principalmente à minha professora, por ter me ajudado a chegar até aqui”, afirmou. A aluna recebeu um aparelho tablet como premiação, oferecido pela Asmac, e leu o texto por ela produzido, sendo aplaudida e elogiada pelos presentes.



Sobre o projeto

O Cidadania e Justiça na Escola está vinculado ao programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”, criado e implementado nacionalmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e tem por objetivo a conscientização de crianças sobre democracia, direitos e deveres, bem como sobre a estrutura e as atribuições do Poder Judiciário.

O projeto matriz foi lançado em 1993 e desde então vem sendo difundido por todo o País. A edição acreana tem como proposta primordial complementar o ensino, estabelecendo relações entre o conteúdo curricular das escolas e as atividades do Poder Judiciário no contexto do regime democrático brasileiro.

As atividades envolvem a visita de magistrados e colaboradores ao ambiente escolar para a realização de palestras educativas. Em seguida, os alunos das escolas parceiras são convidados a conhecer a estrutura e funcionamento de algumas unidades estratégicas do Poder Judiciário. Os estudantes também participam da realização de atividades didático-culturais e júris simulados ao longo do desenvolvimento do projeto.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.